Rotary Club do Crato Homenageia os 100 anos do nascimento do seu ex-Presidente Dr. Aníbal Viana de Figueiredo

Dr. Aníbal foi vice-Prefeito do Crato no primeiro governo de do Professor Pedro Felício Cavalcante

Dr. ANÍBAL VIANA DE FIGUEIREDO

20º Presidente do Rotary Club do Crato - Período 1956 a 1957

Rotary Club do Crato Homenageia os 100 anos do nascimento do seu ex-Presidente Dr. Aníbal Viana de Figueiredo 

Dr. ANÍBAL VIANA DE FIGUEIREDO

20º Presidente do Rotary Club do Crato - Período 1956 a 1957

Filho de tradicional família do Crato e ainda parente do Padre Cícero Romão Batista, nasceu Dr. Aníbal Viana de Figueiredo no de 3 de Novembro de 1921 e faleceu no dia 18 de maio do ano 2006. Foram seus pais o escritor e jornalista José Alves de Figueiredo, conhecido por Zuza, e Dona Emília Viana de Figueiredo. Entre os seus irmãos figurava o jornalista, escritor e folclorista José Alves de Figueiredo Filho.

Estudou as primeiras letras em Crato com professoras particulares no Grupo Escolar Cratense. Cursou o ginasial no Colégio Diocesano do Crato e o científico em Fortaleza. Na capital cearense, cursou o CPOR, sempre com notas brilhantes, sendo o primeiro aluno da turma durante todo o curso e no final do mesmo foi distinguido com o espadim especial pelo Exército Brasileiro. Formado em Odontologia, onde no período universitário sempre o primeiro lugar da turma.

Contraiu núpcias com dona Maria Eneida de Figueiredo no dia 29 de Dezembro de 1945 do casal nasceram os filhos Dr. José Ricardo (médico), Dr. Luis Alberto (farmacêutico), Magali (Professora), Maria de Fátima (médica), Aníbal Filho (médico), Emília, Tatiana (odontóloga) e Carlos Augusto. Dr. Aníbal tem 20 netos e 2 bisnetos.

Dr. Aníbal foi vice-Prefeito do Crato no primeiro governo de do Professor Pedro Felício Cavalcante. Homem de espírito irrequieto e brilhante profissional trabalhou até a saúde não permitir, mas, ainda hoje tem uma invejável força muscular, resultado do adestramento primoroso que fez quando jovem. No Crato teve consultório particular por vários anos construiu em sociedade com seu colega Dr. Francisco Ailton Pinheiro Esmeraldo a Clinica odontológica do Crato, com endereço na Praça da Sé. Foi chefe do movimento pela criação da Escola de Ontologia do Crato chegou até a conseguir o terreno para a construção dessa escola que não prosperou. Mas despertou para a criação da Universidade Regional do Cariri – URCA.

Ingressou no Rotary Club do Crato no dia 16 de Outubro de 1947 e teve como proponente (Padrinho) o Rotariano Cândido Hermes Carneiro Monteiro. Presidente de todas as comissões do clube, e Presidente do Rotary Club do Crato no período de 1956 a 1957. A sua administração foi voltada para a instalação da Escola Rotary do Lameiro, criação da Floresta Nacional do Araripe. Trabalhou pela criação das Rádios Araripe do Crato e Educadora do Cariri, União dos Estudantes do Crato, Hospital Infantil do Crato e Universidade Regional do Cariri. Dr. Aníbal era sócio 100 por cento de freqüência até que a saúda lhe impediu de continuar freqüentando as reuniões do clube porque mesmo dispensado de freqüência ele fazia questão de se fazer presente as plenárias do clube. Em 29 de Agosto de 2004 o clube em conhecimento os serviços prestados ao Rotary e a comunidade lhe outorgou o Título de Sócio Honorário. Dr. Aníbal Viana de Figueiredo era um apaixonado pelo Rotary.

Fonte: Rotary Club de Crato

*Audir de Araújo Paiva é Advogado, Economista e Escritor, membro do Instituto Cultural do Cariri, sócio representativo do Rotary Club de Crato com a classificação Advocacia Trabalhista. Ingressou no quadro de associado do clube no dia 17 de agosto do ano 1972. Presidiu o clube no período 1981 a 1982. Idealizou, desenhou e iniciou a construção da sede própria do clube.

http://rotaryclubcrato.blogspot.com/