Em viagem a Roma, Dilma terá encontro privado com papa Francisco

Folhapress

A presidente Dilma Rousseff terá um encontro privado com o papa Francisco durante sua ida à Roma, na próxima semana. A comitiva presidencial deve viajar neste domingo (17) para participar da missa que vai inaugurar o pontificado do papa Francisco, na próxima terça-feira (19).

Segundo o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, o Vaticano disse que o pontífice fez questão de ter "um momento" com Dilma. "O formato [do encontro] ainda não sei exatamente, mas é um momento em que ela terá a possibilidade de saudá-lo em nome do povo brasileiro, pessoalmente, e naturalmente renovar o convite", disse Carvalho, em referência à Jornada Mundial da Juventude, que acontece em julho no Rio.

Papa pode ter mais atividades

O convite, disse o ministro, foi feito por Dom Giovanni D\'Aniello, atual núncio apostólico no Brasil. Carvalho disse ainda que a programação do papa no Rio pode ser alterada com a troca de comando da Igreja Católica. "Como a programação anterior, do papa Bento, era uma programação para uma pessoa mais idosa, com menos atividades, pode ser que se ampliem as atividades dele [papa Francisco] no Brasil", disse o ministro antes de evento em Brasília. O papa Bento 16 tem 85 anos; o papa argentino tem 76 anos.

O ministro disse ainda que o governo brasileiro ficou feliz com a escolha do religioso argentino. "É uma satisfação muito grande nossa, pelos primeiros movimentos do papa, no sentido da simplicidade com que ele está trabalhando, a informalidade, e na questão social."