Aécio Neves lamenta morte de ex-governador do Pará
Corpo do ex-governador será enterrado em Castanhal, PA.
O senador Aécio Neves lamentou a morte do ex-governador do Pará, Almir Gabriel, ocorrida nesta terça-feira (19) em Belém. Em nota, o senador disse que “O Brasil e o Pará, em especial, perdem hoje um intransigente defensor de seu povo. Em todos os cargos públicos que exerceu e foram muitos - como senador Constituinte e governador por duas vezes – Almir Gabriel sempre defendeu que o desenvolvimento econômico estivesse a serviço da melhoria da qualidade de vida da população. No PSDB, ele foi um dos quadros mais destacados que tivemos. Meus sinceros sentimentos a seus familiares e à população de todo o Pará.”
Almir Gabriel participou da fundação do partido em 1988. Ele foi governador do Pará de 1994 a 2002. Ele deixou o PSDB em 2009 e apoiou a candidatura de Ana Julia Carepa (PT) ao governo do estado, quando ela derrotada nas urnas por Simão Jatene (PSDB), em 2010.
O presidente nacional do PSDB, deputado federal Sérgio Guerra, lembrou a trajetória política de Almir. "Seu caráter irretocável e espírito de liderança estão arraigados nos princípios do PSDB, partido que ajudou a fundar em 1988, com outras lideranças como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-governador Mário Covas. Também foi profunda sua contribuição por maior justiça social a todos os brasileiros, uma vez que Almir Gabriel foi senador constituinte e relator do texto da Ordem Social, presente na Constituição Federal Brasileira de 1988" disse.
O governador Simão Jatene, sucessor de Almir no governo em 2002 e atual governador do estado enalteceu o caráter do ex-governador. “O Pará perde, sem dúvida alguma, um grande homem. Almir Gabriel foi não só um governador que marcou sua passagem pelo governo, mas alguém que teve como regra na sua história lutar por coisas boas”.
Para o cientista político Roberto Correa, professor do curso de mestrado em ciência política da Universidade Federal do Pará, a atuação política de Almir Gabriel será lembrada pelo bom gerenciamento. "O que eu posso apreciar, desde que ele foi secretário de saúde, foi a competência de escolher para trabalhar consigo pessoas devotadas ao bem público. Como prefeito e governador, Almir Gabriel sempre deu preferência a uma equipe técnica. A marca do governo dele foi o equipamento turístico que tornou Belém um atrativo nacional", avalia.
Comentários