RAÇÃO ANIMAL - Perímetros podem produzir forragem
Criadores encontram dificuldades para obtenção de alimentos para os animais. A proposta de produção de forragem nas áreas irrigadas sob gerência do Dnocs chega em boa hora para amenizar a crise no setor.
Crateús O Comitê Integrado de Combate à Seca do Ceará negocia uso dos perímetros irrigados do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). Representantes do Comitê estiveram reunidos com o órgão tratando sobre o uso dos perímetros irrigados administrados pelo Dnocs para a produção de forragem. A ideia, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), é incentivar a produção de forragem nesses perímetros como alternativa para a alimentação animal.
O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, está à frente das negociações com o órgão e o Ministério da Integração. "Nossa ideia é incentivar a irrigação nos perímetros para que os irrigantes possam produzir forragem como alternativa para a alimentação do rebanho", afirmou.
Conforme a SDA, a Procuradoria Jurídica do Dnocs vai analisar a forma como a parceria será concretizada. Segundo o diretor de Desenvolvimento Tecnológico e produção do Departamento, Laucimar Loyola, são 14 perímetros irrigados no Ceará administrados pelo órgão, com uma área total de 800 hectares.
O diretor geral do Dnocs, Émerson Fernandes, destacou que o objetivo é permitir aos irrigantes cada vez mais oportunidades para produzir. "Nós queremos desenvolver os nossos perímetros e oferecer aos irrigantes oportunidades para produzir e ter renda", afirmou o diretor.
Bancada
Está prevista para a próximo dia 18, uma reunião do Comitê Integrado de Combate à Seca com o governador Cid Gomes e a bancada federal do Estado do Ceará para discutir o assunto.
Segundo o secretário Nelson Martins, o Comitê irá solicitar o apoio dos parlamentares na articulação junto ao Governo Federal para viabilizar a parceria com o Dnocs.
Outro tema que será discutido com a bancada federal é a situação do abastecimento d´água nos municípios cearenses. O encontro será no Plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa, a partir das 9 horas.
Mandacaru
O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, conseguiu autorização para comprar o terreno do Mandacaru, localizado no município de Jaguaribara, a 247 quilômetros de Fortaleza. O documento foi assinado pelo ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra e publicado no Diário Oficial da União.
O terreno era do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e agora o Estado irá repassar os lotes, aos irrigantes reassentados da região.
Eles poderão adquirir a área através do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), um projeto que possibilita o financiamento de terra e de investimentos em infraestrutura para trabalhadores rurais.
Crédito fundiário
Também através do Programa Fundiário, será possível adquirir as matrizes bovinas para o início da atividade leiteira na região dos Inhamuns.
A compra do terreno possibilitará a continuidade dos projetos agropecuários que beneficiam o homem do campo.
"Com essa ação estamos concluindo o perímetro irrigado de pecuária do Mandacaru no Açude Castanhão. É uma grande novidade," afirmou o secretário Nelson Martins.
Mais informações
Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado
Av. Bezerra de Menezes, 1820 Fortaleza - Ceará
Telefone: (85) 3101.8002.
Comentários