Sarney participa da abertura da exposição Constituições Brasileiras

Tércio Ribas Torres   

O presidente do Senado, José Sarney, participou na tarde desta quarta-feira (30) da abertura da exposição Constituições Brasileiras. A mostra lembra todas as constituições que o país já teve e inicia as comemorações pelos 25 anos da Constituição de 1988. O senador Sodré Santoro (PTB-RR) também acompanhou a solenidade. A exposição, que fica aberta ao público até o dia 1º de março, marca a reabertura das atividades culturais nos espaços Senador Ivandro Cunha Lima e Galeria Senado.

Para Sarney, a Constituição é um pacto entre o cidadão e o estado. Ele lembrou que era presidente da República na época da promulgação da Constituição Cidadã. Sarney asseverou que a Assembleia Nacional Constituinte tinha a preocupação de colocar as questões sociais na agenda do país, que era voltada para as questões econômicas. Ele classificou a Constituição Federal de 1988 como "o maior patrimônio do povo brasileiro".

- A Carta Magna assegura ao país a paz social – disse o presidente.

De acordo com a diretora-geral do Senado, Doris Marize, a exposição é um convite à reflexão sobre a Constituição, como forma de buscar uma sociedade livre, justa e solidária.

- A exposição permite ao cidadão momentos de aprendizado a partir de fatos marcantes da história do país. É o Senado cumprindo o compromisso que tem com a grandeza do Brasil – afirmou.

O curador da mostra, o historiador Antônio Barbosa, disse que a exposição é uma demonstração do esforço do Senado em vincular-se aos interesses nacionais. Ele acrescentou que, ao valorizar o significado histórico das constituições, a mostra oferece um panorama da história brasileira, que é um processo em construção.

- A exposição evidencia o compromisso da Casa com a cidadania – declarou.

No espaço Ivandro Cunha Lima, é possível conferir 16 painéis com textos e imagens de momentos marcantes da Assembleia Nacional Constituinte. Já na Galeria Senado, estão expostas as réplicas dos originais de todas as constituições brasileiras – desde a primeira, em 1824, até a atual, de 1988 – representando o documento que orienta toda a trajetória histórica e política do país.

A ideia da exposição é mostrar o valor histórico da Constituição e a importância do trabalho legislativo, especialmente para o desenvolvimento do país e sua organização política, social e econômica.

Agência Senado