Impasse por liderança reduz oposição na CMJP

Eram apenas três vereadores, dos 27 que compõe a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), que deveriam escolher o líder da oposição, mas o impasse pelo comando desfalcou o grupo e agora somente dois vereadores continuam na bancada: Renato Martins (PSB) e Zezinho do Botafogo (PSB). Acontece que o vereador Lucas de Brito (DEM) decidiu pela independência na Casa Napoleão Laureano. 

“Nós constatamos uma incompatibilidade no modelo de oposição que se quer praticar no município de João Pessoa. Nós não desejamos praticar a oposição do ódio partidário e nem da subserviência de interesse de grupos políticos”, justificou, nesta sexta-feira (25), o vereador democrata sobre sua saída do bloco. 

Segundo Lucas de Brito, ele não aceitou a liderança que estava, segundo ele, sendo imposta. “O vereador Renato da EMLUR integra a bancada da oposição, mas se propõe a fazer uma oposição que nós não concordamos”, criticou Lucas.  

O vereador Renato Martins rebateu na manhã desta sexta-feira, a crítica de Lucas de Brito e afirmou que a liderança da oposição foi decidida por seu nome pela maioria: ele e Zezinho do Botafogo. “A liderança foi decidida de forma democrática pela maioria. Foram dois contra um. A democracia precisa de uma oposição e compomos ela”. 

A respeito da posição de independência afirmada pelo vereador Lucas de Brito, Renato disse que via com desconfiança a decisão do democrata. “A ideia de ser independente me parece sempre aberta, não tem predisposição definida, não é oposição”, finalizou.