Justiça cassa mandato de prefeito e vice de Jandaia do Sul, no Paraná

Sentença foi publicada nesta terça-feira (15); decisão cabe recurso.

Cassiane SeghattiDo G1 PR

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) publicou, no início da tarde desta terça-feira (15), o pedido de cassação do mandato do prefeito eleito de Jandaia do Sul, no norte do Paraná, Dejair Valério (PTC), e do vice, Leandro de Souza Silva (PSB). A decisão do Juiz Eleitoral da 70º Zona de Jandaia do Sul, João Rodrigues de Souza Stolsic, ainda cabe recurso. 

Valério e Silva são suspeitos de terem sido beneficiados pelo ex-prefeito da cidade José Borba (PMDB) durante a campanha eleitoral. Segundo a sentença, Borba aumentou o salário dos servidores fora do prazo permitido pela Justiça Eleitoral e, assim, acabou beneficiando a eleição de Valério, que era vice. Borba também responde a mesma ação movida pelo Ministério Público (MP).

O ex-prefeito foi declarado inelegível pelo prazo de oito anos subsequentes às eleições, ou seja, até o dia 07 de outubro de 2020. Por descumprir a lei, ele deve pagar multa de R$ 20 mil.

Com a decisão, os segundos colocados nas eleições municipais de outubro de 2012, Benedito José Pupio e Valdecir Albieri, que tiveram 40,08 % dos votos válidos, devem assumir a prefeitura, caso o TRE confirme a decisão.

O G1 entrou em contato com a prefeitura de Jandaia do Sul, mas o prefeito Dejair Valério e o vice Leandro de Souza Silva não foram localizados. O ex-prefeito José Borba também não foi encontrado.