CAMOCIM - Estado quer oferecer área para estaleiro de grande porte

Dois anos após a polêmica envolvendo a possível instalação de um estaleiro de grande porte na Capital, o governo do Estado pretende comprar uma área de mais de 100 hectares, no município de Camocim, para atrair investidores que pretendam construir um empreendimento do tipo nessa cidade, localizada a 360 quilômetros de Fortaleza.

Em entrevista concedida ontem à TVDN, o governador Cid Gomes afirmou que o governo do Estado já decretou de utilidade pública a área onde o equipamento pode ser instalado.

"Vamos aguardar os próximos leilões da Transpetro para que a gente possa oferecer esse espaço para a possibilidade de investimentos, porque tem que fazer uma dragagem também do rio Coreaú, para que o espaço lá esteja em condições de construir (um estaleiro)", comentou.

Área maior

Embora não tenha precisado qual o tamanho do terreno destinado a esse fim, Cid Gomes informou que a área é "bem maior" do que a antes planejada para o estaleiro previsto para Fortaleza, em 2010. "A área é grande. É talvez mais de uma centena de hectares", destacou. De acordo com o chefe do Executivo, antes de escolher o município de Camocim, o governo enviou à Transpetro uma lista com dez cidades do Interior, para que a empresa fizesse estudos e apontasse quais delas poderiam receber esse tipo de equipamento.

Das dez, disse, cinco foram tidas como viáveis. "Desses cinco, fizemos um ´brainstorm´, uma ampla discussão, e vimos que o melhor é Camocim. Já tem área apontada, já foi decretada de utilidade pública e nós estamos em processo de aquisição", sintetizou. "Isso não quer dizer que consegui um estaleiro, mas eu vou estar já com uma área estudada", acrescentou ainda.

O governador também mencionou a polêmica ocorrida em 2010 quanto à instalação do Estaleiro Promar Ceará, em Fortaleza, durante a qual governo do Estado e Prefeitura apresentaram opiniões divergentes.

Impasse

Após alguns meses de debate e desgaste político, ficou decidido que o empreendimento não se instalaria no Ceará. Ainda em 2010, foi anunciado que o estaleiro seria instalado no Complexo Industrial e Portuário de Suape, em Pernambuco.

"Era uma coisa boa, que ia gerar dois mil empregos e que não ia mexer com as nossas praias, foi outro argumento colocado", disse o governador, referindo-se ao Promar Ceará.

Em Caucaia

Já no município de Caucaia, está prevista, para o próximo ano, a construção de um estaleiro de médio porte, com capacidade para fabricar até 400 embarcações de pequeno e médio porte anualmente. O empreendimento contará também com um centro de treinamento, o qual poderá, através de cursos, capacitar em torno de 3 mil pessoas a cada ano. O equipamento é de responsabilidade da empresa espanhola Happy Peixe e será erguido em uma área de 10,8 hectares.

ILO SANTIAGO / JOÃO MOURA
REPÓRTERES