Limoeiro do Norte ganha concurso realizado pelo Ministério da Saúde

INOVASUS-CARREIRA

O concurso é destinado a premiar experiências bem sucedidas na elaboração, revisão e implantação de Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), em Secretárias de Saúde dos Estados e município em todo o País. Ao todo, 12 projetos foram contemplados e cada um receberá o prêmio individual de R$ 200 mil, que devem ser investidos na área de gestão do trabalho na saúde.

Em reunião extraordinária, ontem, representantes da Comissão dos PSSC da categoria e prefeitura se reuniram para anunciar a premiação 

O concurso selecionou projetos das cinco regiões do Brasil. A primeira colocação ficou com o trabalho "PCCS/SUS: um caminho possível para a SES/MT", da Secretaria de Saúde do Estado do Mato Grosso. O segundo lugar ficou com a Prefeitura de Limoeiro do Norte, com o projeto "Plano de Cargos e Carreiras e Salários da Saúde de Limoeiro do Norte: uma história com final feliz!". Também foram premiadas as Secretarias Estaduais de Saúde da Bahia, Tocantins e Alagoas, e as prefeituras de Goiânia (GO), Recife (PE), Ceres (GO), Guarulhos (SP), Uruguaiana (RS) e Rio Branco (AC). Ainda foi premiado o projeto da Fundação Estatal Saúde da Família, no Estado da Bahia.

O dinheiro da premiação será gerenciado pelas prefeituras e governos contemplados, e fiscalizado pelo Ministério, para que o recurso seja investido na área de gestão do trabalho na saúde. Os prêmios totalizam o valor de R$ 2,4 milhão.

A cidade é a primeira em todo o Estado a executar o Plano de Cargos e Carreiras para os servidores da saúde. Segundo Aurylene Gomes Bessa, servidora e integrante da Comissão do PCCS da Saúde, o resultado é uma luta de vários anos. "Nós servidores, que atuamos no município há muito tempo, víamos a necessidade de algumas garantias e incentivos. Há três anos começados a nos reunir, junto com o sindicato e a Prefeitura, para elaborar a proposta de um plano de para nossa classe", explica.

Conforme ela, o plano traz, dentre os vários benefícios para a categoria, a valorização em termos salariais dos profissionais efetivos que atuam há bastante tempo no município e possibilidade de afastamento para especialização e cursos de pós-graduação. "Existe um em Banabuiú, mas ele ainda não foi implantado. A última etapa da nossa implantação está sendo finalizada agora em dezembro".

Segundo o prefeito João Dilmar, a premiação é uma conquista não só da categoria, mas de todo o município. Ele afirma que o reconhecimento com essa premiação é fruto de organização dos servidores e um diálogo aberto com a Prefeitura. "Debatemos muito até fazermos a implantação do plano de cargos e carreiras, de modo que ele pudesse ser realizado dentro das condições do município e também não prejudicando os servidores de um modo geral".

ELLEN FREITAS

COLABORADORA