Governo anuncia construção de moradias para mais de 5 mil famílias

O Governo do Estado do Ceará, em parceria com o Governo Federal, começa nesta terça-feira (11) a construir o maior conjunto habitacional do Nordeste, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida II (MCMV). São 5.536 famílias beneficiadas, resultando em mais de 24 mil pessoas morando em um local digno, com sistema de abastecimento de água, esgotamento sanitário e urbanizado. “Hoje é um dia que vai ficar na história, as pessoas que estão aqui conquistam hoje um direito sagrado, que é morar com sua família em um ambiente estruturado e com condições de melhorar a vida de seus filhos”, discursou o governador Cid Gomes.

Localizado na Avenida Perimetral, o empreendimento atenderá famílias beneficiadas pelos programas habitacionais do Governo do Ceará, além de famílias que compõe o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e que viviam em condições precárias no local. “Temos com o Governo do Estado uma parceria muito extensa em diversas áreas. Mais do que construindo casas, hoje estamos apoiando, dando dignidade as pessoas, cuidando de vidas, reestruturando e regenerando famílias. Essa é a maior importância do Minha Casa Minha Vida. E aqui em Fortaleza vamos entregar uma obra que é maior que muitas cidades.”, destacou o Ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.

Investimento de R$ 352 milhões

O condomínio receberá o investimento de R$ 352 milhões, que serão destinados à construção de 5.536 apartamentos com 43 metros quadrados cada, distribuídos em 346 blocos. O Cidade Jardim contará também com 13 quadras esportivas, 115 playgrounds, três pistas de skate, quatro campos de futebol, 42 salões de festa. “É o maior investimento que já se fez em uma só ação de construção residências e equipamentos para a população trabalhadora do Brasil”, destacou Cid Gomes.

Além da infraestrutura comum a todos os moradores, o Governo do Estado vai atender diversos setores como saúde, educação e segurança. Serão construídas três creches, uma Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) e uma unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA 24 horas). Na ocasião o Governador anunciou a construção de uma Escola Estadual de Ensino Profissionalizante (EEEP), em tempo integral, que vai atender os jovens do complexo.

Famílias beneficiadas

Segundo o governador, a primeira etapa do projeto beneficiará as famílias que já viviam no local. Em um segundo momento serão beneficiadas as pessoas que construíram suas residências na faixa de domínio da REFFSA, onde o Governo do Estado deve construir o Ramal Parangaba-Mucuripe, ligando esses dois bairros através do sistema rodoviário de Veículos Leve sob Trilhos (VLT).