Sala Sensorial: mais inclusão para crianças autistas nas unidades Vapt Vupt

A sala sensorial foi pensada para auxiliar crianças autistas durante os atendimentos.

Sheyla Castelo Branco - Ascom SPS – Texto

Mariana Parente - Foto

Matheus Batista, 5, entrou na Sala sensorial do Vapt Vupt de Messejana como quem acaba de descobrir seu lugar favorito no mundo. Primeiro observou com atenção todo o espaço, e logo em seguida quis aproveitar os brinquedos de encaixe, entrou na cabaninha, e se admirou com os objetos interativos. Acompanhado pelo olhar atento da sua avó, dona Elisandra Batista, 49, o menino desbravou a sala sensorial com entusiasmo.

“Sou mãe e avó do Matheus, e hoje estou muito feliz por saber que aqui no Vapt Vupt tem um espaço como este, onde ele se sente acolhido e pode brincar à vontade”, conta Elisângela, que veio emitir o passe livre do neto.

Em funcionamento nas unidades Messejana e Antônio Bezerra, a sala sensorial foi pensada para auxiliar crianças autistas durante os atendimentos. A gerente da unidade, Jamilly Pinheiro, destaca que o espaço surgiu de uma demanda da própria população. “Muitas mães passavam por situações estressantes com suas crianças quando precisavam emitir a identidade delas, isso porque a luz, o barulho e até mesmo o flash da câmera incomodam as crianças autistas. Foi então que pensamos na sala sensorial como um espaço de acolhimento e cuidados para esse público”, explica Jamilly.

A sala foi projetada para oferecer estímulos sensoriais controlados, como luzes, texturas e equipamentos específicos. O objetivo é contribuir para a regulação emocional das crianças e ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse durante os atendimentos. A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria da Proteção Social (SPS) e pela gestão das unidades Vapt Vupt, com apoio técnico do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciad), da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), e do Instituto Primeira Infância (Iprede).

Jamilly ainda lembra que em todas as unidades Vapt Vupt são utilizados abafadores de ruídos para diminuir o desconforto de pessoas autistas, e que os profissionais passam por capacitação para que possam acolher crianças e adolescentes com autismo. Diariamente, são realizados cerca de 3.300 atendimentos em cada uma das unidades de Vapt Vupt. Desse total, há uma média de 18 atendimentos por dia para pessoas com autismo.

Vapt Vupt

Os centros de atendimento Vapt Vupt consolidam uma variedade de serviços públicos em um único ponto, oferecendo desde emissão de documentos até regularização de títulos de eleitor e suporte ao consumidor. Atualmente, existem quatro unidades do Vapt Vupt em Fortaleza (localizadas no Antônio Bezerra, Centro, Messejana e Papicu), uma em Sobral e uma em Juazeiro do Norte. No período de janeiro a novembro de 2024, essas unidades realizaram 3.191.125 atendimentos, com a emissão de 1.845.985 documentos e 334.938 Carteiras de Identidade Nacional (CIN).

https://www.ceara.gov.br/2025/02/17/sala-sensorial-mais-inclusao-para-criancas-autistas-nas-unidades-vapt-vupt/