FOME ZERO: Aiuaba-CE: Eficiência em merenda escolar rende premiações

Aiuaba A Ação Fome Zero, organização responsável por amparar e estimular ações e políticas integradas que viabilizem a segurança alimentar e nutricional da população brasileira, divulgou a relação dos 29 municípios brasileiros que receberão o prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar 2012. No Ceará, os municípios de Aiuaba, Piquet Carneiro e Eusébio conseguiram atender os critérios exigidos pela comissão avaliadora e irão receber o Prêmio hoje, em Brasília, na presença de prefeitos, autoridades e ministros.

Um dos fatores para que o município de Aiuaba conquistasse o Prêmio foi o projeto "Horta na Escola", enviado pela equipe da Secretaria Municipal de Educação e que foi desenvolvido na Escola Cândido Alves, no bairro do Alto, e Antunes de Andrade, no bairro Bela Vista, em 2011.

Para garantir uma merenda escolar de qualidade e eficiente, Aiuaba trabalha de forma mais intensa o processo de capacitação dos profissionais da educação, com cursos de qualificação, projetos nos estabelecimentos escolares envolvendo os estudantes do ensino fundamental e na educação infantil.

Realização de palestras e gincanas, além de mobilizar as crianças na faixa etária de 5 anos, para fazerem receitas com a criação de uma revista denominada "Os Pequenos Chefes" foram ações que contribuíram para o sucesso do município no setor e garantiram a classificação para a premiação. Prioridade à compra dos produtos aos pequenos produtores rurais da agricultura familiar também é um quesito fundamental que assegura uma merenda de qualidade e potencializa a agricultura municipal.

Cardápio

A nutricionista elabora o cardápio introduzindo frutas, legumes e verduras, bem como comidas regionais, como a carne de carneiro, mugunzá com queijo e o mugunzá com paçoca.

"Ações de educação nutricional nas escolas, reaproveitamento dos alimentos, a horta e o trabalho voltado para as crianças e adolescentes fizeram a diferença em nosso município", diz Mariana Pedrosa Lô, a nutricionista que coordena o trabalho em Aiuaba.

O prêmio oferecido pela organização da sociedade civil, Ação Fome Zero, está em sua 9ª edição e é uma estratégia importante para a valorização das boas administrações públicas na área de alimentação escolar.

A Ação Fome Zero acredita que não basta apenas incentivar o controle social e a fiscalização do PNAE, é necessário também valorizar e destacar o que de bom tem sido feito nesta área. Conhecer e valorizar experiências exitosas é um passo importante para incentivar o gerenciamento público do PNAE com a seriedade e a responsabilidade que ele exige.

Os municípios de todo o Brasil se inscrevem de forma voluntária, respondendo a um formulário de avaliação com diversas perguntas referentes aos aspectos nutricionais da alimentação escolar servida no município, educação alimentar e nutricional, compra de produtos da agricultura familiar, atuação dos conselhos de alimentação escolar, valorização do profissional das cozinhas escolares e questões referentes à alimentação indígena e/ou quilombola, caso o município tenha escolas em comunidades desta categoria.

Foram visitados 45 municípios, classificados como finalistas pela Comissão Julgadora e destes, 31 receberão o Prêmio, que é dividido em categorias de premiação. São elas: Valorização Profissional das Merendeiras, Merenda Indígena e/ou Quilombola, Participação Social, Desenvolvimento Local, Merenda com Produtos Orgânicos da Agricultura Familiar e Eficiência e Educação Alimentar e Nutricional. As categorias de premiação em que cada município se enquadra somente serão conhecidas na cerimônia de premiação.

Metodologia

O processo de avaliação dos municípios leva, em média, oito meses. O primeiro passo é o de convidar todas as prefeituras brasileiras a participar da premiação por meio de uma carta-convite e do formulário de inscrição, enviados pelo correio. No formulário de inscrição a prefeitura informa o que acontece em seu município, fornecendo detalhes sobre a execução do PNAE.

O processo de avaliação dos dados demora cerca de cinco meses para ser concluído e inclui o trabalho de sistematização das informações enviadas, avaliação quantitativa e análise qualitativa das experiências apresentadas, seleção das melhores gestões municipais, e, por fim, as visitas técnicas para a checagem das práticas. Comissão julgadora com especialistas na área, acompanha e delibera sobre todo o processo.

FIQUE POR DENTRO

Municípios que foram agraciados na seleção

Municípios contemplados com a Premiação Gestor Eficiente da Merenda Escolar 2012: Guarantã do Norte (MT), Maracaju (MS), Paranhos (MS), Rio Brilhante (MS), Rubiataba (GO), Aiuaba (CE), Eusébio (CE), Olho d´Águas do Borges (RN), Piquet Carneiro (CE), São Francisco (PB), Tabira (PE), Ananindeua (PA), Castanhal (PA), Paragominas PA, Presidente Figueiredo (AM), Rio Branco (AC), Araraquara (SP), Coimbra (MG), Dracena (SP), Itaguaí (RJ), Orizânia (MG), Paraopeba (MG), Ribeirão Preto (SP), Correia Pinto (SC), Lebon Regis (SC), Portão (RS), Porto Alegre (RS), Santa Cruz do Sul (RS), São Domingos (SC).

SILVANIA CLAUDINO
REPÓRTER