CENTRO-SUL: Jucás homenageia filho ilustre

Jucás. A sede da Câmara Municipal de Vereadores deste município, localizado na região Centro-Sul, recebeu a denominação oficial de Leontino de Souza Rolim, em homenagem ao filho ilustre que foi um dos maiores empreendedores locais no século passado e contribuiu para o crescimento da cidade, gerando emprego e renda em diversas atividades empresariais.

Sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Jucás em homenagem ao empresário e empreendedor da região Leotino de Souza Rolim, que concedeu o nome à atual denominação do prédio da sede do legislativo. 

No início da noite da quinta-feira passada, o legislativo municipal realizou sessão solene para descerramento da placa de bronze com busto do homenageado. Vereadores, filhos, parentes de Leontino Rolim, empresários locais e lideranças políticas participaram da sessão legislativa. A iniciativa de denominar o prédio da Câmara Municipal foi do presidente, vereador Ademar Ferreira Lima, que apresentou um decreto-lei, subscritos pelos demais parlamentares.

Respeito

O médico cardiologista, Waldeney Rolim, agradeceu em nome da família às homenagens prestadas ao pai e leu biografia sobre a vida de Leontino Rolim. "Papai foi um ser humano esperançoso na emancipação social pelo trabalho", disse. "Hoje, 12 anos após sua morte, há um pesar por ser querido e respeitado por todos". Coragem, garra, respeito aos clientes, visão de futuro, propósitos claros, dedicação incansável ao trabalho foram características ressaltadas sobre a personalidade homenageada.

O presidente da Câmara Municipal, Ademar Ferreira, evidenciou a coincidência histórica da nova sede do legislativo municipal ter sido edificada em área onde no passado funcionou a indústria de beneficiamento de algodão de propriedade do empresário. "Eu era agricultor e ouvia muito falar em Leontino, que comprava e beneficiava algodão", disse. "Quis o destino me colocar como instrumento para homenagear esse filho ilustre da cidade de Jucás que muito fez por nosso município".

Leontino de Souza Rolim nasceu em Jucás (antigo São Mateus dos Inhamuns) em maio de 1904 e faleceu em janeiro de 2000. Deixou um legado de trabalho e superação de vida. Era casado com Raimunda Gomes Rolim. O casal teve nove filhos: Miguel Valdery Rolim, engenheiro agrônomo e ex-prefeito de Jucás (1959- 1963); Waldeberto Gomes Rolim (in memoriam), empresário e ex-vereador; Antonio Wilmário Rolim, médico-veterinário; Maria Walquíria Rolim de Figueiredo; Antônio Ulisses Rolim, jornalista e oficial do Exército; Maria Terezinha Rolim Bezerra, professora; Maria do Socorro Rolim, professora; Francisco Waldeney Rolim, médico, cardiologista, e Francisca Waldeliz Gomes Rolim, farmacêutica-bioquímica.

O homenageado superou obstáculos e a sua trajetória de vida começou sofrida. Ficou órfão, na primeira infância. "Tinha tudo para não dar certo, mas ele desafiou o seu destino e aos seis anos de idade concluiu que o seu futuro seria uma aventura individual", frisou Waldeney Rolim. "Tinha o privilégio de conhecimento pela experiência, de imaginação e intuição com visão de futuro, inovação e criatividade nos negócios".

Agropecuarista, comerciante, industrial de beneficiamento de algodão, de cerâmica e pioneiro no ramo de incorporação imobiliária foram atividades empreendedoras realizadas ao longo da via por Leontino Rolim. Superou a exclusão social e a pobreza. Começou trabalhar cedo na extinta Inspetoria Federal de Obras contra a Seca (atual Dnocs), na construção do Açude Poço dos Paus, no município de Cariús. Foi canoeiro no Rio Jaguaribe, transportando pessoas e mercadorias. Sem leitura, tornou-se cartesiano e metódico, destaca a biografia. Difundiu valores: respeito ao cliente, bons serviços e integridade convertida em confiança. Foi pioneiro em adotar agricultura irrigada na Fazenda Juazeiro-Araçás. A indústria de beneficiamento de algodão foi fundada em 1948. "Conduzia os seus negócios com eficiência, planejamento e sempre inovando", observou Waldeny. "Ele sempre deu prioridade à riqueza moral e foi um líder transformador", afirmou.

Referência

96 anos foi a idade que Leontino viveu, sendo uma referência pelo pioneiro e o conhecimento em torno da atividade agrícola, comercial e industrial

Mais informações:

Câmara Municipal de Jucás
Leontino de Souza Rolim
Rua Getúlio Vargas, 214
Centro da cidade
Telefone: (88) 3517.1221

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER