Evandro Leitão confirma filiação ao PT de olho na eleição de 2024

A candidatura do deputado, no entanto, ainda depende do processo interno do PT

Informação foi confirmada pelo líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães 

Autor Carlos Mazza 

Evandro Leitão avaliou uma possível ida para o PT Crédito: João Filho Tavares 

Após meses de articulações internas, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão (PDT), irá se filiar ao Partido dos Trabalhadores (PT) no próximo sábado, 16, já de olho em disputar a eleição de 2024 em Fortaleza.

A informação foi confirmada pelo líder do governo Lula (PT) na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT). Segundo o deputado, o ato selando a filiação de Evandro deve contar ainda com o anúncio de migração de uma série de prefeitos cearenses ao partido. A sigla, no entanto, ainda avalia o horário e local do evento que oficializará as filiações.

Cotado para entrar no PT há vários meses, Evandro é tido hoje como o nome favorito do ministro Camilo Santana (Educação) para a disputa de 2024 em Fortaleza. A candidatura do deputado, no entanto, ainda depende do processo interno do PT, uma vez que existem hoje outros três pré-candidatos do partido à Prefeitura de Fortaleza – Luizianne Lins, Larissa Gaspar e Guilherme Sampaio.

No final de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) deferiu pedido do deputado onde ele pedia a justificação de uma possível desfiliação do PDT. O caso, no entanto, ainda tem possibilidade de recursos tanto no TRE-CE quando no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“É o curso natural, é mais que natural a filiação do Evandro. Ele tem todos os elementos de um bom militante, que tem identidade, tem relação programática. Sua história de vida, o seu trabalho, acho que vem coroar tudo isso”, destaca o líder do bloco do PT na Assembleia Legislativa, deputado De Assis Diniz (PT), um dos que primeiro “convidou” Evandro para a sigla.

Prefeitos também se filiarão ao PT

Além de Evandro, é esperado para o próximo sábado também o ato de filiação de uma série de prefeitos cearenses ao PT. Entre os nomes que devem entrar no partido, está o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Professor Marcelão, eleito em 2020 pelo Pros e que atualmente disputa no município com o grupo do deputado Cláudio Pinho (PDT) – opositor do governo Elmano de Freitas (PT).

https://www.opovo.com.br/noticias/politica/2023/12/10/evandro-leitao-confirma-filiacao-ao-pt-de-olho-na-eleicao-de-2024.html