Augusto Nardes é cobrado após insinuar golpe militar; ministros do TCU e do STF sugerem afastamento

Aliados de Lula anunciam pedidos de convocação pelo Congresso e investigação pelo STF.

São Paulo

Ministro Augusto Nardes, relator no TCU do julgamento das contas da então presidente Dilma Rousseff (PT), em 2015. — Foto: André Dusek/Estadão Conteúdo

Nardes enviou mensagem a interlocutores em que diz haver 'movimento muito forte nas casernas' e que 'desenlace bastante forte na nação' vai ocorrer em breve. Aliados de Lula anunciam pedidos de convocação pelo Congresso e investigação pelo STF.

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes está sendo cobrado por ter insinuado, em mensagem num grupo de WhatsApp, um golpe militar. Integrantes da Corte e do Supremo Tribunal Federal (STF) sugerem que ele se afaste do cargo.

Segundo o jornal "Folha de S.Paulo", Nardes afirma que "está acontecendo um movimento muito forte nas casernas" brasileiras, e que "é questão de horas, dias, no máximo, uma semana, duas, talvez menos do que isso" para que ocorra um "desenlace bastante forte na nação".

Ao blog, um ministro do STF afirmou que integrantes da corte estão chocados com a declaração, que ecoa os atos golpistas promovidos por bolsonaristas em frente a quarteis e em rodovias contra os resultados das urnas.

https://g1.globo.com/politica/blog/andreia-sadi/post/2022/11/21/augusto-nardes-insinuacao-golpe-militar-cobranca.ghtml