Deputados federais do Ceará foram todos eleitos com votos do partido

Nenhum deles atingiu o quociente eleitoral, margem de erro suficiente para se eleger por conta própria.

Por g1 CE

Deputados federais do Ceará foram todos eleitos com votos do partido — Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Nenhum candidato eleito no estado atingiu o quociente eleitoral, número de votos suficiente para obter uma vaga no Congresso por conta própria, sem depender dos votos de legenda.

Os 22 deputados federais eleitos em 2022 no Ceará dependeram dos votos do partido para obter uma vaga no Congresso Nacional. Nenhum deles atingiu o quociente eleitoral, margem de erro suficiente para se eleger por conta própria.

O valor do quociente, no entanto, pode sofrer alterações à medida que as candidaturas são analisadas pela Justiça Eleitoral, segundo a cientista política do Centro de Política e Economia do Setor Público (CEPESP) Lara Mesquita. "Para a eleição de deputado tem muita variação conforme o julgamento das candidaturas e tem muita coisa que fica para depois da eleição", explica.

Em todo o Brasil, 25 dos 513 (4,85%) deputados federais foram eleitos com votos próprios. O percentual é menor do que o registrado em 2018, quando 27 deputados foram eleitos com votos próprios.

Os demais 488 deputados eleitos foram "puxados" com os votos dados aos partidos e aos demais candidatos. Isso ocorre porque o sistema de eleição para a Câmara dos Deputados é o proporcional.

Nesse sistema, nem sempre o candidato mais votado é o que obtém a cadeira na Casa, como ocorre, por exemplo, na eleição pelo sistema majoritário – usada no Senado e em cargos executivos (presidente da República, governadores e prefeitos).

https://g1.globo.com/ce/ceara/eleicoes/2022/noticia/2022/10/05/deputados-federais-do-ceara-foram-todos-eleitos-com-votos-do-partido.ghtml