Votação no exterior: Lula vence em 29 países, Bolsonaro em 6; saiba quais

Quase 700 mil eleitores brasileiros votaram fora do país

Até às 15h, a votação havia encerrado em mais de 70 nações, do total de 181 zonas eleitorais

Michele de Mello

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Eleitores em zona eleitoral - André Borges / AFP

As eleições já acabaram em ao menos 70 países, do total de 181 zonas eleitorais habilitadas no exterior. Segundo boletins das urnas divulgados nas redes sociais neste domingo (2), Lula da Silva (PT) teria vencido em 29 países, enquanto Jair Bolsonaro (PL) ganhou em seis países.

O petista foi vitorioso na China, Austrália, Nova Zelândia, Polônia Palestina e Hungria, apesar da declaração de apoio do premiê húngaro, Viktor Orbán, a Bolsonaro, entre outras nações.

O atual presidente candidato à reeleição obteve mais votos em Israel, Emirados Árabes Unidos, Japão, Timor Leste, Moçambique e na Grécia. O Japão é o terceiro maior colégio no exterior, com 76.570 eleitores brasileiros registrados.

No total, 697 mil eleitores estão aptos a votar no exterior nessas eleições, o que representa um aumento de 39,21% em relação a 2018. As mulheres também são maioria do eleitorado no exterior, representando 58,54%. Devido ao aumento do eleitorado, em vários locais houve filas para votar. 

Na capital argentina, Buenos Aires, que concentra 51% do eleitorado brasileiro no país, o tempo de espera para votar era de cerca de 3h.

Em Portugal, segundo maior colégio eleitoral no exterior com 80,8 mil aptos a votar, o horário de votação foi prorrogado devido ao movimento. As urnas, que se encerrariam às 17h, agora estarão abertas até às 20h (16h de Brasília). 

Lisboa, em Portugal, é a cidade com maior quantidade de brasileiros habilitados a votar, com 45,2 mil eleitores. De acordo com o consulado brasileiro, a estimativa é de que pelo menos 3 mil pessoas ainda estivessem na fila a menos de meia hora do horário inicialmente planejado para o encerramento da votação.

Edição: Thales Schmidt

https://www.brasildefato.com.br/2022/10/02/votacao-no-exterior-lula-vence-em-29-paises-bolsonaro-em-6-saiba-quais