Bolsonaro ironiza manifestos a favor da democracia

Presidente usou perfil no Twitter para desdenhar de reações a seus ataques à Justiça Eleitoral

O presidente Jair Bolsonaro durante live nesta quinta-feira — Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro usou as redes sociais na noite desta quinta-feira para ironizar os recentes manifestos a favor da democracia, articulados desde que ele reiterou os ataques à Justiça Eleitoral e as acusações de fraude, sem apresentar provas, a uma plateia de representantes diplomáticos de dezenas de países, há dez dias. O abaixo-assinado organizado por juristas e pela Faculdade de Direito da USP em defesa da democracia, intitulado "Carta aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito", já conta com mais de 340 mil assinaturas, incluindo dez ex-ministros do Supremo Tribunal Federal. Outro manifesto, do meio econômico e produtivo, foi organizado pela Fiesp e recebeu a adesão da Federação Brasileira de Bancos, a Febraban.

As redes sociais de Bolsonaro são comandadas pelo vereador do Rio Carlos Bolsonaro, adepto de uma linha de comunicação mais agressiva, em divergência com o comando formal da campanha à reeleição. Horas antes da publicação no Twitter, em live transmitida pela internet, Bolsonaro já havia criticado a organização dos manifestos.

Desde que fez os ataques à Justiça Eleitoral diante dos embaixadores, Bolsonaro viu crescer seu isolamento e as reações da sociedade civil a suas ameaças e acusações sem provas. O manifesto dos juristas ganhou a adesão de diversos setores da sociedade. Autoridades da República também repudiaram as falas recentes de Bolsonaro.

https://oglobo.globo.com/blogs/sonar-a-escuta-das-redes/post/2022/07/bolsonaro-ironiza-manifestos-a-favor-da-democracia.ghtml?utm_source=globo.com&utm_medium=oglobo