Pesquisa XP/Ipespe: Lula lidera com 45%; Bolsonaro tem 34%, e Ciro, 9%

"terceira via" não demonstra reação nos levantamentos.

Autor Vítor Magalhães 

IPESPE mostrou cenário de estabilidade(foto: REPRODUÇÃO ) 

Esta foi a primeira rodada divulgada pelo instituto sem o nome do ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB), dentre as opções apresentadas 

Pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira, 3, projeta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na dianteira da corrida presidencial, com 45% das intenções de voto. Ele é seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que obteve 34% da preferência do eleitorado e pelo ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), que aparece com 9%. Os demais nomes atingem, no máximo, 3% dos votos. Enquanto brancos, nulos, nenhum e indecisos somam 7% nas eleições de 2022.

É a primeira rodada do Ipespe sem o nome do ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB), na pesquisa estimulada. O tucano deixou a disputa presidencial no fim de maio numa tentativa de partidos de abrir espaço para a possível candidatura da senadora Simone Tebet (MDB). No entanto, uma semana após a desistência de Doria, a chamada "terceira via" não demonstra uma reação nos levantamentos.

Pesquisa estimulada

Lula (PT): 45%

Jair Bolsonaro (PL): 34%

Ciro Gomes (PDT): 9%

Simone Tebet (MDB): 3%

André Janones (Avante): 1%

Vera Lucia (PSTU): 1%

Pablo Marçal (Pros): 1%

Leonardo Péricles (UP): 0%

Luciano Bivar (União Brasil): 0%

Nenhum/não iria votar/ branco/nulo: 5%

Não sabe/não respondeu: 2%

Péricles e Bivar foram citados, mas não atingiram 1%. Felipe D'Avila (Novo), José Maria Eymael (DC) e Sofia Manzano (PCB) estavam na lista, mas não foram mencionados.

A pesquisa ouviu 1.000 pessoas, de 16 anos ou mais, entre 30 de maio e 1º de junho. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95,5%. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-02893/2022.

Agregador de Pesquisas O POVO

A plataforma de multistreaming de Jornalismo e Educação do Grupo O POVO lançou o Agregador de Pesquisas de intenção de voto, que foi disponibilizado na última sexta-feira, 13. O objetivo da nova ferramenta é proporcionar ao leitor uma compreensão precisa e ampla do desenrolar eleitoral, com suas nuances e tendências.

Inicialmente, a corrida rumo à Presidência da República será o foco do Agregador de Pesquisas O POVO, que em breve trará também os cenários da disputa ao Governo do Ceará e ao Senado Federal. As eleições de outros estados também serão retratadas pela ferramenta.

O projeto foi desenvolvido pelo Data.Doc, o núcleo de dados do O POVO. Segundo a jornalista Thays Lavor, responsável pela coordenação e edição do material, a ideia nasceu de uma constatação de que é necessário criar meios para “facilitar a vida” do leitor. Sobretudo em um ano em que ele vai às urnas.

https://www.opovo.com.br/noticias/politica/2022/06/03/pesquisa-xp-ipespe-lula-lidera-com-45-bolsonaro-tem-34-e-ciro-9.html