Campanha de Lula aciona Deltan Dallagnol na Justiça por montagem com jingle do petista

Na representação, os advogados também incluem o deputado federal Paulo Eduardo Martins (PL-PR)

Por Bela Megale

Lula discursa em ato de lançamento da chapa com Geraldo Alckmin | Nelson Almeida/AFP

Os advogados da pré-campanha de Lula acionaram o ex-procurador Deltan Dallagnol na Justiça Eleitoral por publicar, em suas redes sociais, a montagem de um vídeo que traz a regravação de um jingle de Lula. O material postado por Deltan intercala um vídeo feito por artistas para lançar a campanha do petista com depoimentos de delatores da Lava-Jato, como o ex-ministro Antonio Palocci e o empreiteiro Léo Pinheiro. A ação foi apresentada nesta sexta-feira ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).   

“Ao alterar o videoclipe da regravação do jingle utilizado por Lula em sua campanha de 1989, evidencia-se o interesse dos Representados em macularem a imagem do pré-candidato à Presidência da República junto ao eleitorado”, afirmam os advogados Cristiano Zanin Martins e Eugênio Aragão.

Na representação, os advogados também incluem o deputado federal Paulo Eduardo Martins (PL-PR) e o portal “Terra Brasil Notícias” por compartilham a montagem. A defesa da campanha de Lula afirma que os representados fazem propaganda eleitoral negativa do petista e atuam fora do prazo permitido, já que as campanhas só são liberadas legalmente a partir de agosto.

“A configuração da propaganda antecipada negativa encontra resguardo em ambos os dispositivos legais, dada a veiculação de conteúdo negativo, realizada com o intuito de ridicularizar e macular a imagem do pré-candidato Lula, vez que induz o eleitor em erro, fazendo-o crer que os trechos destacados em vídeo tratam de processos judiciais nos quais houve condenações”, alegam Zanin Martins e Aragão. Eles pedem para que o vídeo seja retirado do ar e que Deltan e os demais representados sejam multados. 

https://blogs.oglobo.globo.com/bela-megale/post/campanha-de-lula-aciona-deltan-dallagnol-na-justica-por-montagem-com-jingle-do-petista.html?utm_source=globo.com&utm_medium=oglobo