Planalto quer reduzir avanço do PSB

Por: Robson Cruzuer

O Palácio do Planalto está agindo rápido para reduzir o avanço do PSB depois das eleições municipais. O desempenho nas urnas dos candidatos indicados pelos governadores Cid Gomes no Ceará e Eduardo Campos em Pernambuco, tem repercutido em Brasília. O que daria fôlego para suposições de uma candidatura própria do PSB a cadeira de Dilma Rousseff.

Em reportagem na revista Época desta semana uma entrevista de Cid Gomes, revela sua mágoa com o envolvimento de Lula na campanha municipal de Fortaleza. O governador destaca que o ex-presidente ‘não foi correto’ com o seu grupo politico no Ceará ao chamá-lo de coronel, mas garante apoio a Dilma para 2014, mesmo admitindo que o PSB tenha planos no futuro de lançar uma candidatura à presidência.

Muitas suposições aparecem em Brasília sobre o partido. Em uma delas, Eduardo Campos (PSB-PE) poderia desejar – e parte do PT disposta a ceder – uma troca na chapa presidencial de 2014. Sairia o PMDB (Michel Temer) e entraria o PSB (de Campos). O jantar desta terça-feira (06) no Alvorada tentará enterrar essa hipótese. Pelo menos, por ora.