Integrantes do governo avaliam que Bolsonaro errou ao chamar Moraes de “canalha”

Moraes é o responsável pelos inquéritos que correm no STF e que têm Bolsonaro e seus apoiadores como investigados

Bolsonaro ataca STF em discurso em São Paulo durante ato antidemocrático | PAULO LOPES / AFP

Por Bela Megale

Auxiliares próximos de Jair Bolsonaro também avaliam que o presidente errou o tom do seu discurso no 7 de Setembro, principalmente em São Paulo. Para integrantes do governo, a principal falha de Bolsonaro foi chamar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes de “canalha”.

Moraes é o responsável pelos inquéritos que correm no STF e que têm Bolsonaro e seus apoiadores como investigados. Até interlocutores que atuaram como bombeiros não acreditam mais nas chances de construir qualquer ponte entre o Palácio do Planalto e o Supremo, em especial com Moraes. As prisões de bolsonaristas às vésperas do 7 de setembro, que pregaram atos antidemocráticos, irritaram ainda mais o presidente e membros do Palácio.

No discurso feito em Brasília na manhã de ontem, Bolsonaro disse que não poderia “continuar aceitando que uma pessoa específica da região dos três Poderes continue barbarizando a nossa população”, referindo-se a Moraes.

– Ou chefe desse poder enquadra o seu ou esse Poder pode sofrer aquilo que não queremos – disse o presidente, ameaçando o chefe do Judiciário, Luiz Fux. Para os auxiliares de Bolsonaro, a fala de Brasília estava “dentro do tom”.

https://blogs.oglobo.globo.com/bela-megale/post/integrantes-do-governo-avaliam-que-bolsonaro-errou-ao-chamar-moraes-de-canalha.html?utm_source=globo.com&utm_medium=oglobo