Renan pede a demissão de Braga Netto por declarações 'irresponsáveis' e 'inconsequentes'

As declarações de Braga Netto, irresponsáveis e inconsequentes, ofendem a Constituição e o povo

Por Lauro Jardim

O senador Renan Calheiros durante discurso na CPI da Pandemia | Edilson Rodrigues

Renan Calheiros subiu o tom e acaba de pedir a demissão do ministro Braga Netto. Em uma série de tuítes, Renan investe de forma dura contra o ministro da Defesa por suas por declarações 'irresponsáveis' e 'inconsequentes'.

A reação de Renan é à reportagem publicada hoje em "O Estado de S. Paulo". O jornal narra que no dia 8 de julho Lira teria sido avisado por um importante político que Braga Netto, acompanhado dos comandantes das três Forças Armadas, pedira "para comunicar, a quem interessasse" que o voto impresso teria que ser aprovado. A ameaça de golpe, segundo o jornal, levou Lira ao Palácio da Alvorada para uma conversa com Jair Bolsonaro. Ali, Lira reafirmou seu apoio ao governo, mas que não estaria ao lado de qualquer ruptura institucional. Bolsonaro reagiu afirmando que sempre jogaria "dentro das quatro linhas da Constituição".

Diz Renan:

*A democracia brasileira é alvo de uma gravíssima ameaça, agora revelada. Ameaça armada, tentativa de amedrontar pelo terror. Braga Netto se revela: foi colocado onde está exatamente para isso, para ameaçar as instituições democráticas.

*Bolsonaro quer manter a sociedade refém de sua obsessão continuísta. A população não o quer mais, mostram as pesquisas. O Congresso não deve admitir isso. O Senado, a Câmara dos Deputados e o Judiciário não podem ser ameaçados.

*As declarações de Braga Netto, irresponsáveis e inconsequentes, ofendem a Constituição e o povo. Ele tem que ser exonerado o quanto antes, removido do posto que ocupa;

*É um elemento perigoso para a democracia que todos – Executivo, Congresso, Judiciário, Forças Armadas e a nação – juramos preservar e defender. O Brasil não pode se sujeitar ao capricho de mantê-lo onde está.

https://blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/post/renan-pede-demissao-de-braga-netto-por-declaracoes-irresponsaveis-e-inconsequentes.html?utm_source=globo.com&utm_medium=oglobo