PSDB deve adotar posição crítica, segundo parlamentares

Conforme Raimundo Gomes de Matos, a situação do PSDB melhorou bastante neste pleito, nas votações proporcionais e majoritárias 

Apesar da intenção do presidente estadual do PSDB, Marcos Cals, de que o partido se posicione como oposição nos âmbitos municipal, estadual e federal, muitas lideranças políticas do Estado declararam apoio, neste segundo turno, ao candidato Roberto Cláudio (PSB), eleito, no último domingo, prefeito da Capital, enquanto poucas lideranças posicionaram-se ao lado do petista Elmano de Freitas.

O deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB) afirmou que o fato de os filiados da legenda terem ganhado carta branca para apoiar qualquer dos dois candidatos fez com que muitos parlamentares acabassem migrando para o lado de Roberto Cláudio. "Na medida em que o presidente do diretório municipal liberou seus filiados, vários apoiaram o deputado Roberto Cláudio, o nosso candidato a vice também, Fernando Hugo", disse.

Ele cita ainda o exemplo do vereador reeleito pelo partido, Carlos Dutra, que resolveu apoiar Elmano de Freitas (PT). "Porque o partido deliberou liberdade para quem quisesse apoiar Elmano ou Roberto Cláudio", ratificou. Em entrevista ao Diário do Nordeste, o vereador explicou que escolheu ficar ao lado do petista por um pedido "das comunidades" beneficiadas pelas emendas orçamentárias que a prefeita Luizianne Lins (PT) executou em seu governo.

Exacerbada

Carlos Dutra diz ainda que, mesmo com a vitória de Roberto Cláudio, ele está em clima de "tranquilidade" e deverá apoiar os bons projetos do novo prefeito. Sobre a sua situação na Casa, a partir do próximo ano, ele garantiu que não fará oposição "duramente", pois, segundo ele, a divergência exacerbada entre os partidos políticos só prejudica a população.

"Não vou nessa linha, porque, muitas vezes, a oposição é por uma rixa do partido", ressaltou. O vereador tucano esclarece que está à espera de uma orientação da executiva municipal do PSDB a respeito da posição na Câmara.

Questionado sobre uma provável oposição à gestão municipal, o deputado Raimundo Gomes de Matos afirma que, pelo andamento dos últimos momentos da campanha, a tendência dos parlamentares é seguir a opção feita durante o segundo turno. "Na medida que nós apoiamos esse projeto, temos a responsabilidade de dar apoio (no Legislativo). E nosso trabalho lá em Brasília é o de contribuir".

Raimundo Gomes de Matos pondera ainda que o PSDB deverá contribuir com a administração municipal, mas permanecerá atento às promessas feitas pelo prefeito eleito, Roberto Cláudio, no período de campanha. "Teremos um posicionamento crítico, não é fazer oposição por oposição". E complementa: "se ele não puder cumprir aqueles compromissos, nós vamos chamar atenção".

O deputado federal do PSDB diz acreditar que o novo prefeito terá muitos desafios pela frente e, por isso, precisa de apoio para resolver as demandas da cidade. "Nós sabemos a grande dificuldade que o deputado vai enfrentar para vencer todos esses obstáculos da saúde, a infraestrutura de Fortaleza, as questões na área da infância, as creches".

De acordo com Raimundo Gomes de Matos, a situação da legenda melhorou bastante neste pleito, tanto nas votações proporcionais como majoritárias. Além disso, explica, o PSDB está articulando uma reunião, para o início de dezembro, com prefeitos e vereadores eleitos, já com vistas para a disputa de 2014.