Ministro fará campanha pelo uso de máscaras e promete meta de vacinar 2,4 milhões por dia

Ampliar a testagem e preocupação com a escassez de medicamentos e oxigênio, disse Queiroga aos governadores

O novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

Queiroga diz a governadores que fará campanha pelo uso de máscaras e promete meta de vacinar 2,4 milhões por dia

Em reunião que durou cerca de três horas, ministro falou sobre estratégia para ampliar vacinação e testagem

Paula Ferreira

BRASÍLIA — Em uma reunião que durou cerca de três horas, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse a governadores que vai fazer uma campanha de comunicação para conscientizar a população sobre o uso de máscaras. Ao longo da conversa, Queiroga fixou ainda a meta de vacinar 2,4 milhões de pessoas por dia.

O ministro explicou que a meta inicial é vacinar um milhão de brasileiros diariamente e, depois que esse patamar for alcançado, ampliar a quantidade de pessoas imunizadas para 2,4 milhões. Ao longo da conversa, Queiroga falou ainda sobre o desejo de ampliar a testagem e manifestou preocupação com a escassez de medicamentos e oxigênio.

A possível campanha publicitária, segundo participantes da reunião, foi a principal medida concreta anunciada pelo ministro para o combate à pandemia. Apesar de não haver encaminhamentos, a conversa foi considerada positiva. Queiroga não abordou a adoção de medidas de restrição a nível nacional, que vem sendo um pleito dos governadores para conter a disseminação do vírus.

— O governo federal está empenhado em aumentar a capacidade de vacinação e imunizar toda a população brasileira. O Butantan e a Fiocruz, nossos fornecedores brasileiros de vacinas, nos asseguram entregas que poderão vacinar 1 milhão de pessoas por dia. Vamos buscar essa meta de vacinação e, após, atingir a capacidade máxima de vacinação do país, que é de 2,4 milhões por dia—  explicou o ministro aos gestores estaduais.

Pleito por mais doses da Covax Facility

Segundo ele, o Brasil tentará aumentar a quantidade de vacinas que tem a receber da aliança global Covax Facility. Atualmente, o país tem um contrato para receber doses correspondentes a 10% da população, totalizando 42,5 milhões de pessoas. O ministro afirma que pretende aumentar essa participação, para que o país receba imunizantes para 20% da população.

As entregas das vacinas enviadas pelo Covax Facility estão atrasadas e, nesta sexta, após se reunir com o ministro, a representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) afirmou que pedirá à Organização Mundial da Saúde (OMS), líder do consórcio, que priorize as entregas para o Brasil.

De acordo com o ministro, a situação do país em relação à demanda por oxigênio está sendo acompanhada pela pasta, que adquiriu caminhões no Canadá pra transportar o insumo no país.

Queiroga disse ainda que pediu a lideranças religiosas que orientem os fiéis sobre a conduta no feriado.

—  Conversei com autoridades religiosas, com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e com pastores de outras orientações cristãs, para que, nessa Páscoa, seja passada uma mensagem para que os brasileiros adotem medidas de bloqueio de vírus—  disse o ministro.

Após a reunião, o governador do Piauí e representante do Fórum de Governadores, Wellington Dias, divulgou um vídeo no qual afirma que considerou as medidas "um passo importante".

— Acertamos uma estratégia e compromisso de trabalhar conjuntamente, de forma integrada. Ao mesmo tempo, ter como pauta S.O.S esse tema da vacina para mais vacinação — afirmou o governador. — Destaco ainda o compromisso com a prevenção. (O ministro) Abrirá uma campanha pelo uso da máscara, com a atenção básica liberando testes rápidos, garantindo as condições de trabalho. Fizemos um apelo em relação à parte de aeroportos e portos, para que a gente tenha a contenção do coronavírus.

https://oglobo.globo.com/sociedade/queiroga-diz-governadores-que-fara-campanha-pelo-uso-de-mascaras-promete-meta-de-vacinar-24-milhoes-por-dia-24943875?utm_source=globo.com&utm_medium=oglobo