Limoeiro do Norte e Itapipoca recebem novos leitos exclusivos para atender pacientes com Covid-19

Limoeiro não tinha um leito de UTI naquela região

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto

Carlos Gibaja - Fotos

O Hospital São Raimundo, em Limoeiro do Norte, recebeu, no início da tarde deste sábado (13), 10 novos leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para tratamento de pacientes com Covid-19. A entrega foi realizada pelo governador Camilo Santana, acompanhado pelo secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, por meio de transmissão ao vivo nas redes sociais.

O governador falou sobre a importância dessas novas unidades para que a população do Vale do Jaguaribe seja atendida com dignidade nesse momento de agravamento da pandemia em todo o país. “Limoeiro não tinha um leito de UTI naquela região. Nós já tínhamos abertos dez leitos de UTI, em parceria com o Hospital São Camilo, e agora estamos ampliando para mais dez leitos hoje. Para vocês terem uma ideia, nessa última semana o Estado já abriu mais de 250 leitos”.

Na entrega, também estiveram presentes, de forma virtual, a diretora administrativa do Hospital São Raimundo, Helaine Silva, o secretário municipal de Saúde de Limoeiro do Norte, Júnior Sabino, e a superintendente de saúde do Litoral Leste, Mere Benedita do Nascimento.

Ainda na live, o governador mostrou imagens da entrega de mais 10 leitos de UTIs e 20 de enfermaria disponibilizados neste sábado na cidade de Itapipoca, também em parceria com o Hospital São Camilo.

Ampliando a rede de atendimento

Na última semana, o Governo do Ceará entregou mais de 250 leitos exclusivos para receber pacientes com a doença causada pelo novo coronavírus, sendo 131 enfermarias e 122 de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Em Fortaleza, foram disponibilizados novos leitos no Hospital Geral de Fortaleza, Hospital de Messejana, unidade de campanha na UPA da Praia do Futuro e Hospital Waldemar Alcântara. Também foram entregues leitos em Horizonte, Maracanaú, Iguatu, Juazeiro do Norte (Hospital Regional do Cariri), Quixeramobim (Hospital Regional do Sertão Central), Sobral (Hospital Regional Norte), todos em parceria com os municípios.

Com essas novas unidades, a rede estadual de saúde conta agora com mais de 2.482 leitos de enfermaria e 1.082 leitos de UTI para acolher e atender pacientes com Covid-19. “Isso é muito mais leitos do que nós abrimos no pico da pandemia no ano passado, para vocês terem uma ideia do grau e da gravidade dessa pandemia, dessa nova onda nesse ano de 2021 no Brasil e no Estado”, disse o governador.

Vacinação

Durante a entrega dos leitos, Camilo Santana informou que se reuniu virtualmente, na manhã deste sábado, com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e governadores do Nordeste para tratar sobre a compra de vacinas. “A reunião foi, exatamente, para que a gente possa garantir a compra da vacina Sputnik, que é uma vacina russa, que já está sendo aplicada em vários países no mundo. A reunião foi exatamente a tratativa entre o ministério, entre os nove governadores do Nordeste, dessa contratação que nós estamos negociando para fortalecer o Programa Nacional de Imunização”.

Na sexta-feira (12), o chefe do Executivo Estadual também participou de reunião virtual com os governadores do Nordeste, secretários de Estado e o Fundo Soberano Russo, a fim de discutir a aquisição da vacina Sputnik V.

Salvar vidas

Camilo Santana destacou a luta para impulsionar a economia do Ceará e disse que todas as medidas tomadas para conter o avanço da pandemia têm o propósito de salvar vidas, lembrando o distanciamento social rígido que foi decretado, na última sexta-feira (12), para todos os municípios cearenses, incluindo Fortaleza . “Para garantir que as pessoas possam viver, serem atendidas com dignidade, a nossa decisão sempre será pautada na defesa da vida e na orientação dos especialistas, daqueles que entendem, que estudam, que conhecem a realidade da Saúde e da pandemia no Ceará”, garantiu.

Na transmissão, o secretário Dr. Cabeto ressaltou a gratidão aos cearenses e aos profissionais da Saúde pela oportunidade de ajudar nesse momento tão difícil. “Nesse momento os 184 municípios do Ceará se unem, através das suas superintendências, entendendo que só união, só o trabalho em conjunto, só o trabalho colaborativo, como reza a regra do SUS, é capaz de suplantar as dificuldades”, lembrou.

No encerramento da live, o governador anunciou que novos leitos exclusivos para tratamento de pacientes com Covid-19 serão abertos ainda neste sábado (13) na unidade de campanha da UPA da Messejana.

https://www.ceara.gov.br/2021/03/13/limoeiro-do-norte-e-itapipoca-recebem-novos-leitos-exclusivos-para-atender-pacientes-com-covid-19/