Covid-19: Prefeitos evitam lockdown no Cariri e aliviam comerciantes

Nova reunião vai acontecer terça-feira (16) para novas avaliações

Na segunda-feira (8), os prefeitos dos municípios de: Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte e Brejo Santo, em reunião virtual tinham decidido decretar lockdown nas quatro cidades, mas, pela importância do assunto, decidiram fazer uma reunião ampla com a participação de todos os municípios da Macrorregião do Cariri cearense, para então tomar uma decisão ouvindo outros gestores e também membros da Secretaria de Saúde do Ceará. A decisão preliminar abriu muita preocupação aos proprietários de estabelecimentos comerciais de todas as cidades do Cariri, foram muitos os questionamentos que seria muito prejudicial à economia da região se fosse decretado lockdown como forma de fazer enfrentamento a Covid-19.

Na tarde desta terça-feira (9), aconteceu de forma também virtual mais uma reunião, desta feita com os técnicos da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) e os prefeitos da Região, quando houve um amplo debate sobre o avanço do coronavírus nos municípios, a lotação de leitos de enfermaria e UTI, bem como o ponto mais cruciante decretar lockdown. 

Na reunião virtual os técnicos da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), argumentaram toda a situação caótica que o estado está enfrentando e alertaram os gestores caririenses sobre a precariedade de atendimento para todas as pessoas infectadas pelo coronavírus que tem registrado elevados números de infectados e também mortes.

Por sua vez os prefeitos debateram toda a problemática existente respeitando as argumentações dos técnicos da Secretaria de Saúde do Ceará, e numa avaliação com mais profundidade sobre decretar lockdown, partiram para as decisões finais, em primeiro momento por maioria do colegiado foi renunciada a possibilidade de decretar lockdown nos municípios levando em consideração a situação da economia na região que já enfrenta muitas dificuldades desde o longo período do lockdown decretado no ano passado. 

A maioria dos prefeitos optou por endurecer a fiscalização sobre festas clandestinas, uso de espaço público para eventos, locais que funcionam com aglomerações e outras medidas contra o coronavírus.  

A decisão da maioria dos prefeitos da região em não decretar lockdown foi um grande alívio para todos os proprietários de estabelecimentos das cidades do Cariri. 

Agora resta a população colaborar e fazer a sua parte evitando aglomerações em vários locais, e para o bem de todos respeitar as recomendações dos decretos estadual e municipal. Porém, na próxima terça-feira (16), haverá nova reunião para avaliação da situação e se possível adotar novas medidas. 

Silva Neto