FORTALEZA – Na reta final Cid e apoiadores ampliam esforço

Diversas atividades marcam o fim de semana dos candidatos a prefeito de Fortaleza, que disputam o segundo turno na Capital cearense. Roberto Cláudio (PSB), por exemplo, fez visitas aos bairros Vila Velha, Pirambu, Barra do Ceará e Cidade 2000, ontem, e hoje, fará um comício no Bom Jardim à noite. Com a participação maior do governador Cid Gomes na campanha, o prefeiturável reclamou da falta de políticas públicas para as pessoas e disse que na Bahia, o Partido dos Trabalhadores (PT) defende a hegemonia de poder.

Candidato a prefeito de Fortaleza pelo PSB, Roberto Cláudio, fez visitas aos bairros Vila Velha, Pirambu, Barra do Ceará e Cidade 2000, ontem; e hoje, realiza um comício no bairro Bom Jardim, à noite. 

Segundo ele, na Capital baiana, Salvador, existe a candidatura petista, que confronta-se com o postulante do DEM, ACM Neto. "Caso o PT tenha êxito naquele município irá comandar o Governo do Estado e Salvador, a Capital. Ele quer ter hegemonia na Bahia e no Ceará. Mas nós estamos aqui para apresentar alternativa de mudança para o Estado, pois é necessário que haja avanços e mudanças", apontou.

Já para o coordenador da campanha do PSB em Fortaleza, o deputado José Sarto, o Partido dos Trabalhadores está fazendo o "discurso da conveniência". "É o discurso da conveniência, pois aqui não pode e lá pode. Santa paciência. Parece que para o PT o que vale é dois pesos e quatro medidas", brincou.

Licença

O governador Cid Gomes entra de licença do Governo do Ceará já nesta segunda-feira, e hoje participará de eventos pró Roberto Cláudio. Para o prefeiturável, a presença do governador em sua campanha fará muita diferença, pois, conforme disse Roberto Cláudio, a população tem carinho por ele, pelas obras que já fez no Município. Sobre a vinda do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, à Fortaleza, na próxima terça-feira, o candidato disse que Lula já ajudou bastante a candidatura de Elmano de Freitas (PT), no primeiro turno, e que o momento é de se discutir propostas para a população. "O debate sou eu versus Elmano e povo vai escolher o melhor candidato para a cidade", disse, salientando que para a região visitada, ontem, irá investir na urbanização, saúde, creches em tempo integral e implantação de UPAs 24 horas.

Além da carreata, que passou pelos bairros do Vila Velha, Barra do Ceará e Pirambu, outra caminhada ocorreu ainda ontem, na Cidade 2000. Os vereadores Elpídio Nogueira (PSB), Walter Cavalcante (PMDB) e Leda Moreira (PSL) também estiveram ao lado do prefeiturável, pedindo votos para ele. Já na parte da tarde, os apoios, na Cidade 2000, foram dados pelos vereadores Salmito Filho (PSB), Magaly Marques (PMDB) e Mário Hélio (PMN).

Os candidatos derrotados no primeiro turno, nessa semana começarão a participar com mais empenho das passeatas de Roberto Cláudio, principalmente, naqueles bairros em que foram mais votados. É o caso de Moroni Torgan, do DEM, que já visita os logradouros em que tem maior representatividade, pendido votos para o candidato.

Votação

De acordo com José Sarto, Inácio Arruda (PCdoB) vai se incorporar também à candidatura nesta reta final, principalmente, na área que engloba a avenida da Universidade. Já pelo PDT, quem está a frente das caminhadas pró-Roberto Cláudio, é a deputada estadual, Patrícia Saboya, que segundo informou a coordenação, se concentrará mais no Centro da cidade e nos bairros onde Heitor Férrer teve maior votação.

Na noite de hoje, o postulante realizará comício no bairro Bom Jardim, com a presença dos candidatos derrotados e do governador Cid Gomes. De acordo com José Sarto, a presença física do ex-presidente Lula deve alterar pouca coisa na campanha do candidato Elmano de Freitas (PT). "Nós temos, em contrapartida, nossas estrelas locais para abrilhantar cada vez mais a campanha do Roberto Cláudio", afirmou, lembrando dos candidatos derrotados no primeiro turno.

Segundo ele, a vinda do presidente nacional do PSB, Eduardo Campos para Fortaleza, ainda não foi confirmada, mas não deve também modificar os rumos da campanha, visto que em sua avaliação, o governador de Pernambuco não é um líder nacional com capilaridade em Fortaleza, portanto, seria apenas uma presença "simbólica" de apoio da legenda ao PSB.

Segundo Sarto, quem está fazendo a interlocução para vinda de Campos é Cid Gomes, lembrando que a vida do presidente nacional do PSB à Fortaleza será melhor para ele, pois ficará conhecido na Capital cearense.