Senadores vão sabatinar Kassio ao STF no dia 21

A data foi comunicada aos líderes partidários nesta terça-feira (6) e confirmada pela assessoria da presidência da CCJ

CCJ do Senado marca para 21 de outubro sabatina de Kassio Marques para vaga no STF

Desembargador foi indicado na semana passada pelo presidente Jair Bolsonaro. Se aprovado pelo Senado, ele assumirá a vaga no tribunal deixada pelo decano Celso de Mello.

Por Fernanda Calgaro, G1 — Brasília

CCJ do Senado marca para 21 de outubro sabatina de Kassio Marques ao STF

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado marcou para o dia 21 de outubro a sabatina do desembargador Kassio Nunes Marques, indicado para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). A votação no plenário está prevista para ocorrer no mesmo dia.

A data foi comunicada aos líderes partidários nesta terça-feira (6) e confirmada pela assessoria da presidência da CCJ. A reunião da comissão está prevista para as 8h.

CCJ do Senado marca para 21 de outubro sabatina de Kassio Marques para vaga no STF

Marques foi indicado para a vaga do ministro Celso de Mello, que se aposentará e deixará a Corte no dia 13 deste mês.

O desembargador tem 48 anos e desde 2011 atua no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). Marques foi escolhido pela então presidente Dilma Rousseff e ingressou na Corte na cota de vagas para profissionais oriundos da advocacia.

Natural de Teresina, foi advogado por 15 anos, fez parte da Comissão Nacional de Direito Eleitoral e Reforma Política da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Piauí e também foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral do estado.

Saiba quem é Kassio Nunes Marques, indicado ao STF por Bolsonaro

Para assumir como ministro, Nunes Marques terá de ser aprovado primeiro na sabatina na CCJ. Depois, terá o seu nome submetido à votação no plenário principal do Senado, onde precisará do apoio da maioria absoluta (metade mais um) dos senadores.

A presidente da CCJ, Simone Tebet (MDB-MS), deverá designar nesta quinta-feira (8) o senador que ficará com a relatoria da indicação de Marques.

Escolhido para o STF, Kassio Nunes Marques vinha se movimentando nos bastidores para obter a indicação

TCU

Diante da sinalização do Palácio do Planalto de que deverá indicar o ministro Jorge Oliveira (Secretaria-Geral da Presidência da República) para uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU), os líderes reservaram o dia 20 de outubro para a realização da sabatina dele na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/10/06/ccj-do-senado-marca-para-21-de-outubro-sabatina-de-kassio-marques-ao-stf.ghtml