Em Sobral, Tasso e Ciro reatam aliança eleitoral e geram especulação sobre Fortaleza

A convenção tucana na Capital está marcada para terça (15). A do PDT será neste sábado (12).

Legenda: A última vez que Tasso e Ciro estiveram em uma mesma aliança em Sobral foi em 2008 - Foto: José Leomar/Arquivo

Escrito por Inácio Aguiar

Em vídeo exibido na convenção que homologou Ivo Gomes a candidato a prefeito da cidade, Tasso fez elogios à família, recebeu retribuição e agitou os bastidores da política

Após mais de uma década, o PSDB volta a selar uma aliança eleitoral com o PDT em Sobral, berço político da família Ferreira Gomes. Lá, o grupo lançou nesta sexta-feira (11) a candidatura de Ivo Gomes à reeleição e o fato político que mais chamou atenção foi o contundente discurso político do senador Tasso Jereissati (PSDB), exibido em vídeo na convenção virtual, que indica selar a retomada da aliança eleitoral entre ele e o ex-ministro Ciro Gomes. Os dois estavam rompidos politicamente desde 2010.

A declaração de Tasso, de imediato, gerou repercussões, por sinalizar para a repetição da aliança em Fortaleza, possibilidade real, mas que ainda não foi confirmada. A convenção tucana na Capital está marcada para terça (15). A do PDT será neste sábado (12).

"Tenho uma longa ligação histórica com toda a família Ferreira Gomes, a começar pelo Dr. José Euclides (Pai de Ciro, Cid e Ivo), por quem eu tinha um grande respeito e admiração", disse o senador, ao elogiar as gestões municipais na Cidade.

Coube ao próprio candidato Ivo Gomes a resposta ao senador. "(O apoio) é muito importante pra mim, sei que é muito importante para o Ciro também. Esse é o momento para recompor, para dar um destino final com o desfecho que vocês dois (Ciro e Tasso) construíram juntos no Ceará".

Em Sobral, a chapa pedetista é bem diversa e tem como vice a petista Christianne. Inclusive, o governador Camilo Santana foi um dos que gravou vídeo em apoio à chapa. O grupo tem o apoio de PSB, PL, PP, PTB, CIDADANIA, PSDB, DEM, PSD e PCdoB. 

Reaproximação

A última vez que Tasso e Ciro estiveram em uma mesma aliança em Sobral foi em 2008 na reeleição do prefeito Leônidas Cristino.

Na Eleição de 2016, os tucanos lançaram na Princesa do Norte, a candidatura de Dr. Guimarães, mas na reta final, após desentendimentos, Tasso retirou o apoio ao correligionário para apoiar Moses Rodrigues (MDB) naquela oportunidade.

A reaproximação entre Tasso e Ciro em Sobral é vista na política cearense como o primeiro passo para a confirmação da aliança em Fortaleza, em favor da candidatura de José Sarto. 

https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/opiniao/colunistas/inacio-aguiar/em-sobral-tasso-e-ciro-reatam-alianca-eleitoral-e-geram-especulacao-sobre-fortaleza-1.2987685