Profissionais de saúde do Ceará são capacitados em curso de ventilação mecânica

A primeira turma do treinamento capacitou 200 pessoas e na segunda, outras 1.500 serão treinadas.

CORONAVÍRUS (COVID-19)

Jackson de Moura - Ascom ESP

Para fortalecer o tratamento de pacientes diagnosticados com Covid-19 no Ceará, profissionais de saúde do Estado que atuam no enfrentamento à doença estão sendo capacitados no Curso Básico de Ventilação Mecânica. A primeira turma do treinamento capacitou 200 pessoas. Na segunda, que está em andamento, outras 1.500 serão treinadas. A iniciativa é uma realização da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), em parceria com a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

Realizada na modalidade de ensino a distância, a formação é voltada para médicos, fisioterapeutas e enfermeiros que trabalham na linha de frente de combate ao coronavírus. “Esse curso permite uma orientação básica no tratamento de pacientes com insuficiência respiratória e Covid-19, além de também ser útil no suporte a qualquer paciente que precise de ventilação mecânica”, ressalta o superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, um dos idealizadores da capacitação.

A maioria dos profissionais em treinamento trabalha em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidades de Terapia Intensivas (UTIs) e emergências no interior do Estado. Os participantes do curso foram recrutados a partir de uma parceria com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems).

O fisioterapeuta Rafael Dantas atua na UTI do Hospital Municipal de Maracanaú João Elísio de Holanda e participa da formação. Ele considera que as habilidades a serem adquiridas serão um diferencial para ele. “O curso está sendo algo fundamental para esse nosso contexto atual e também para a autoconfiança no manejo da ventilação mecânica invasiva protetora para esses pacientes críticos com Covid-19”, destaca.

O curso tem carga horária de 16 horas-aula, com cronograma previsto para ser finalizado em 30 de junho. Com a coordenação pedagógica da ESP/CE, o treinamento online conta com uma equipe de supervisores de apoio, especializada em pneumologia e medicina intensiva, além de 20 tutores, entre mestres, doutores e profissionais da linha de frente da Covid-19.

“Realizamos uma assistência aos profissionais de forma sistemática e colaborativa, assim como acompanhamos e motivamos esses estudantes no processo de ensino-aprendizagem ao longo do curso”, afirma Cleoneide Oliveira, uma das tutoras.

Novos respiradores

A formação também conta com vídeos instrucionais sobre o funcionamento dos ventiladores mecânicos modelo VG70, adquiridos pelo Governo do Ceará na China. Essenciais para o enfrentamento da pandemia, os equipamentos então entre os mais modernos do mundo. “Como o estado adquiriu ventiladores de qualidade, todo o conhecimento do curso será plenamente aplicado, uma vez que esses equipamentos têm todos os recursos modernos da ventilação mecânica”, explica o superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara.

https://www.ceara.gov.br/2020/06/17/profissionais-de-saude-do-ceara-sao-capacitados-em-curso-de-ventilacao-mecanica/