Governo do Ceará vai distribuir mais de 280 mil testes rápidos para Covid-19

O Ceará é o estado que mais testa no Brasil

Testes rápidos serão distribuídos para unidades públicas em Fortaleza e no interior. — Foto: Helene Santos/SVM

Unidades públicas de saúde do Ceará vão receber mais de 280 mil testes rápidos para Covid-19, anuncia governador

Segundo Camilo Santana, a tendência é de estabilização da doença no estado.

Por G1 CE

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou nesta terça-feira (26) que o estado vai dar início a distribuição de mais de 280 mil testes rápidos de Covid-19 para unidades públicas de saúde de Fortaleza e do interior. Ele ainda confirmou a tendência de estabilização da doença na capital.

"O Ceará é o estado que mais testa no Brasil. Vamos iniciar a distribuição nesta semana de mais de 280 mil testes rápidos no interior e Capital para identificar a Covid no estado. Isso já faz parte de uma luta diária, de ampliar a rede de saúde, de ampliar protocolos e permitir que mais pessoas tenham atendimento", disse Santana.

Segundo o governador, está se confirmando "uma tendência de estabilização" da doença em Fortaleza. "É um alento", destacou.

"Já chegamos à marca de 2.371 novos leitos para tratamento da Covid-19. Nós estamos neste momento efetivando esse trabalho de regionalização no atendimento", acrescentou.

Plano de retomada

O chefe do Executivo estadual também afirmou que vai anunciar até quinta-feira (28) o plano de reabertura da economia cearense.

"Hoje [terça-feira], eu tive uma reunião com a equipe econômica do Governo junto com a equipe da saúde e fechamos o plano de retomada da economia do Estado", destacou.

O governador informou que o plano levará em consideração todas as regiões do Estado em relação à contaminação da Covid-19. "Vamos apresentar os critérios estabelecidos para o início da reabertura com orientações regionalizadas, de acordo com o índice de incidência da doença, mas já é um início", disse.

Feriados antecipados

A Câmara Municipal autorizou a Prefeitura de Fortaleza, nesta terça-feira (26), a antecipar os feriados de Nossa Senhora de Assunção e de Corpus Christi para quarta (27) e quinta-feira (28) desta semana. A proposta foi aprovada por 30 votos a favor e seis contra. A prefeitura anunciou a medida no último sábado (23).

O texto foi enviado pela Prefeitura à Câmara Municipal, na segunda-feira (25), e aprovado em regime de urgência, durante sessão virtual. Os dois feriados ocorreriam nos dias 11 de junho e 15 de agosto, respectivamente.

Votaram contra o projeto de lei os vereadores Jorge Pinheiro (PSDB), Plácido Filho (PSDB), Priscila Costa (PSC), Sargento Reginauro (Pros), Julierme Sena (Pros) e Dummar Ribeiro (PL).

Isolamento

Na proposta, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), afirma que o objetivo da antecipação dos feriados é aumentar a adesão ao isolamento social.

"É notório que em finais de semana, especialmente aos domingos, a tendência de aumento da taxa de isolamento seja maior, o que também se repete nos feriados. Desse modo, ao antecipar ditos feriados espera-se atingir índices maiores de isolamento".

Vereadores que votaram contra a antecipação dos feriados em Fortaleza justificaram que eventos religiosos, como a Caminhada com Maria, que ocorre no feriado de Nossa Senhora de Assunção, dia 15 de agosto , serão prejudicados, assim como as atividades econômicas.

Na semana passada, São Paulo também antecipou feriados (de Corpus Christi e da Consciência Negra) visando aumentar o isolamento social na capital paulista.

Prorrogação do 'lockdown' até fim de maio

O governador do Ceará Camilo Santana prorrogou o decreto de isolamento social no Ceará até dia 31 de maio, com manutenção do lockdown na capital. O anúncio foi feito em conjunto com o prefeito Roberto Cláudio na noite de quarta-feira (20), por meio de uma transmissão ao vivo nas redes sociais. Esta é a quinta vez que o governo estende o prazo do decreto desde o início da pandemia no estado, em março.

Camilo reafirmou que vai apresentar plano com fases de retorno da economia do Ceará e, a partir de junho, retomar as atividades de forma gradual.

No dia 5 de maio, Camilo havia prorrogado o decreto pela quarta vez, com medidas mais rígidas de isolamento para a capital Fortaleza, que entrou em "lockdown", com barreiras e blitze no trânsito.

https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/05/26/unidades-publicas-de-saude-do-ceara-vao-receber-mais-de-280-mil-testes-rapidos-para-covid-19-anuncia-governador.ghtml