Secretário de Saúde confirma transmissão comunitária de casos coronavírus
Governador suspende serviços e determina barreiras nas divisas
"Agora passam a ser contágios múltiplos entre pessoas do próprio estado por isso aumenta mais ainda a importância do isolamento social", ressaltou Cabeto. (Imagem replicada via google)
O Estado do Ceará já registra caso de transmissão comunitária do novo coronavírus, de acordo informação do Dr. Cabeto, ele falou que o estágio de contágio da doença está ocorrendo dentro do próprio estado aumentando a necessidade de isolamento social. "Agora passam a ser contágios múltiplos entre pessoas do próprio estado por isso aumenta mais ainda a importância do isolamento social", ressaltou Cabeto.
O governador do estado do Ceará, Camilo Santana, determinou na quinta-feira (19), que todos os estabelecimentos do estado devem fechar, com exceção de serviços essenciais, como farmácias, hospitais, clínicas veterinárias e supermercados. A determinação começou a valer nesta sexta-feira (20) e segue até o dia 29 de março. Com isso, bares, feiras livres, restaurantes, lanchonetes, templos, igrejas, barracas de praia, shoppings centers, museus, cinemas e academias devem permanecer fechados. "Sei que essas decisões têm repercussões econômicas, mas a nossa prioridade neste momento é preservar vidas", frisou Camilo, que comentou ainda que a única forma de reduzir a contaminação é o isolamento social. "Isso é a experiência do mundo inteiro".
Nas medidas do governador cearense, Camilo prorrogou ponto facultativo para os servidores públicos do estado até sexta-feira (27); e determinou barreiras nas divisas do Ceará com outros estados, para fiscalização sanitária;
Suspensão das atividades do setor industrial até 29 de março, exceto a produção de itens essenciais.
Não são afetados pela medida:
Estabelecimentos médicos e hospitalares;
Laboratórios de análises clínicas, farmacêuticos, psicológicos;
Clínicas de fisioterapia e vacinação;
Distribuidores e revendedores de água e gás;
Distribuidores de energia elétrica;
Serviços de telecomunicação;
Segurança privada;
Postos de combustíveis;
Funerárias;
Padarias;
Estabelecimentos bancários;
Clínicas veterinárias,
Lojas de produtos para animais;
Lavanderias;
Supermercados;
O governador também pediu atenção de todos com os familiares mais idosos, que estão no grupo de risco. "É fundamental o cuidado com os idosos no Ceará. É o público mais vulnerável. Vamos proteger as pessoas acima de 60, 70, 80 anos. A orientação é que só saiam de casa em extrema necessidade e evitem que os seus avós, seus parentes mais velhos saiam de casa", destacou.
Silva Neto





Comentários