Iguatu cria espaço temático para festividades infantis

Iguatu Crianças e adolescentes, moradores desta cidade, localizada na região Centro-Sul, vivem a expectativa de realização da quinta edição da Cidade da Criança. O evento, que será realizado a partir da próxima sexta-feira, e prossegue até o dia 14, oferece uma programação variada com parque de diversões, circo, shows, desfiles, festival de guloseimas e muitas brincadeiras. Neste ano, as atividades serão realizadas na Praça da Criança, que foi inaugurada em janeiro passado, um espaço temático com passarela, brinquedos e bonecos gigantes de heróis e personagens infantis.

Antes, a programação acontecia no espaço do Iguatu Festeiro. A festa começa a partir das 17h, com acesso gratuito. Os organizadores do evento estimam um público, a cada noite, de 15 mil pessoas.

Na sexta-feira, à noite, haverá show com a Trupe Palhaço Risadinha e no sábado, dia 13, será a vez da Barca Maluca animar a criançada. No encerramento, domingo, o apresentador Yudi apresenta show e promete animar o público infantil e juvenil. A Cidade da Criança é uma realização da Prefeitura Municipal de Iguatu, com o apoio dos governos federal e estado.

Lazer

A secretária de Cultura de Iguatu, Diana Mendonça, disse que o evento objetiva oferecer oportunidade de lazer, arte e diversão para todos os moradores. "As crianças e adolescentes de famílias de baixa renda que têm dificuldades de acesso aos shows e programações culturais privadas são atendidas de forma igualitária", observou. "O nosso esforço é para oferecer um atrativo cultural para todos, num clima de muita alegria".

A Cidade da Criança oferece um espaço de discussão sobre os direitos das crianças e dos adolescentes. Há em funcionamento a Rádio Comunitária Cidadã, um sistema com caixas de som espalhadas em torno da praça que apresenta música, entrevistas, debates com autoridades, professores e o público jovem.

A rádio discute sobre políticas públicas para os jovens, aplicação de seus direitos e debate acerca de medidas de proteção e prevenção ao uso de drogas e de violência. "Temas de interesse da juventude são discutidos de forma inovadora", disse a secretária de Educação, Benildes Uchoa. "A experiência do ano passado mostrou que a ideia de implantar a rádio deu certo, porque a participação foi elevada e os alunos mostraram interesse em participar".

A programação vai se estender por mais duas praças que ficam localizadas em área contígua à Praça da Criança. Recentemente, a Prefeitura inaugurou a área de lazer Henrique Bandeira, que também vai oferecer espaço de diversão para os participantes do evento. "Os alunos participam em caravana de escolas públicas municipais e haverá transporte para os estudantes moradores da zona rural", explicou Diana Mendonça. "As brincadeiras e atividades de arte e cultura são orientadas e com supervisão de monitores".

Guloseimas

A programação oferece festival de guloseimas, que inclui docinhos, pipoca e picolé, festival de dança, desfile para a escolha da Miss Adolescente, apresentações de músicas, shows, teatro de palco e de bonecos, hip-hop e danças regionais, além de roda de capoeira. Acontecem ainda atividades de leitura, produção de desenhos e oficina de pintura de rosto e maquiagem.

O prefeito Agenor Neto disse que o esforço da Prefeitura é para oferecer atividades culturais e de lazer com espaço para cidadania e cultura. "Não é uma programação só festiva. Há informações e discussões sobre o respeito aos direitos da criança e do adolescente. Faz parte das nossas políticas públicas".