Governo do Ceará e Prefeitura de Juazeiro do Norte lançam Rota Turística do Cariri

A pedido do Prefeito Arnon Bezerra, foi realizado trabalho conjunto, com uma gestão compartilhada entre órgãos públicos, trade turístico e comunidade.

Imagem ascomjuazeirodonorte

Crescimento do turismo gera melhorias para a economia 

O Governo do Estado do Ceará e a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Turismo e Romaria (Setur), promovem na terça-feira, 03 de março, às 10h, o lançamento oficial da Rota Turística do Cariri. O momento irá acontecer no Centro de Convenções do Cariri, e contará com a presença do Secretário de Turismo do Estado do Ceará, Arialdo Pinho, e demais prefeitos dos municípios que compõem o Cariri cearense.

Desde o início da gestão, por meio de parcerias, a roteirização do turismo da região do Cariri vem sendo desenvolvido com as premissas do Ministério do Turismo (MTur), e seguindo a metodologia já estabelecida para criação de roteiro. De acordo com o secretário, Júnior Feitosa, o objetivo do roteiro é abranger as potencialidades turísticas de cada cidade que compõe a rota com “respeito a identidade e particularidade de cada Município”.

A pedido do Prefeito Arnon Bezerra, foi realizado trabalho conjunto, com uma gestão compartilhada entre órgãos públicos, trade turístico e comunidade. “Pois o crescimento do turismo gera melhorias para a economia e possibilita a transformação dos moradores de uma determinada região em investidores e beneficiados por esses recursos investidos”, afirmou o chefe do executivo.

Foto: Anderson Duarte

LEIA MAIS 

Município e Governo do Estado seguem com Projetos Clusters econômicos de inovação

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - Sedeci, e o Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho - Sedet - e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Secitece, realizarão reuniões voltadas ao Projeto Clusters Econômicos de Inovação, nos próximos dias 19 e 20.

O Projeto Clusters Econômicos de Inovação atua na articulação e integração da iniciativa privada, academia, Sistema S e outras instituições de fomento com o objetivo de gerar oportunidades nas regiões de planejamento do Estado do Ceará, via inserção de inovações aos respectivos clusters econômicos de maior potencial e cuja formação de ensino superior e profissionalizante tenham maior oferta na região. No Cariri, os clusters priorizados são Comércio, Tecnologia da Informação e Comunicação, Infraestrutura e Logística, Turismo e Economia da Saúde.

Nessa etapa do Projeto, haverá discussão dos problemas dos clusters. Assim, empresas e pesquisadores de cada região deverão formar equipes e defender os problemas de seu cluster priorizado para uma banca especializada, em formato de pitch de até 10 minutos. Serão avaliados os seguintes critérios: impacto na competitividade do cluster, sustentabilidade do empreendimento inovador e viabilidade de execução. Ainda nessa etapa acontecerá a seleção dos pesquisadores que irão modelar os problemas junto das empresas e receberão bolsas da FUNCAP. Esses pesquisadores deverão ter qualificação técnica comprovada para a solução do problema.

As reuniões em Juazeiro do Norte serão realizadas na sede da Sedeci com o cluster da Economia da Saúde, às 10h, e com o cluster da Tecnologia da Informação e Comunicação, às 15h, na quarta-feira, 19. Na quinta-feira, 20, serão com o cluster da Infraestrutura e Logística, às 10h, com o cluster do Turismo, às 14h, e com o cluster do Comércio, às 16h.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte, Michel Araújo, diz que o Projeto deverá elevar a competitividade do Cariri pelo incremento de produtividade das suas atividades de maior potencial, aumentar a riqueza da região, com melhor distribuição de renda, e criar uma nova economia baseada em empreendimentos inovadores. "Está em consonância com o trabalho que estamos desenvolvendo sob o direcionamento do Prefeito Arnon Bezerra", ressalta.

Início do projeto

O Projeto Clusters Econômicos de Inovação foi iniciado, no ano passado, com 5 das 14 regiões de Planejamento do Ceará. Além do Cariri, foram priorizados clusters na Grande Fortaleza, Sertão de Sobral, Vale do Jaguaribe e no Sertão Central.

https://www.juazeirodonorte.ce.gov.br/noticia/7958-governo-do-ceara-e-prefeitura-de-juazeiro-do-norte-lanc/