Deputado Fernando Santana defende a presença de psicólogo no ensino público

Segundo o parlamentar, a pressão escolar ‘acarreta vários problemas psicológicos para os estudantes, sendo importante a presença destes profissionais na rede pública de ensino’.

Foto ilustração

Deputado Estadual Fernando Santana defende presença de psicólogo no ensino público estadual. 

Em sessão da Assembleia Legislativa do Ceará nesta sexta-feira (14), o deputado estadual Fernando Santana apresentou Projeto de Indicação de Nº 398/19, propondo que as escolas da rede pública do Estado do Ceará disponibilizem os serviços de profissionais psicólogos, com a finalidade de proporcionar atendimento que muito vai melhor à harmonia e a paz entre as famílias, corpo discente, docente, direção e equipe técnica.

Em defesa da proposição, o deputado enfatizou importância do psicólogo atuando na rede de ensino público, o qual com seus conhecimentos profissionais melhora bastante o desenvolvimento humano dos estudantes, mudando o comportamento do aluno, melhorando o convívio entre o estudante, os pais, professores e diretores da unidade de educação.    

Segundo o parlamentar, o objetivo é melhorar o desenvolvimento humano dos alunos e aumento da qualidade e eficiência do processo educacional, por meio de intervenções preventivas. “Esperamos que este projeto seja aprovado na Casa, para que possamos conversar com o governador Camilo Santana no sentido de absorver bem a proposta, atendendo os alunos da rede pública estadual”, salientou.

Falando aos sues pares na Assembleia Legislativa, o deputado Fernando, detalhou que em recente levantamento divulgado pela pesquisa Nossa Escola em (Re) Construção, 70% dos estudantes da educação básica cearense considera importante à presença de psicólogos nas escolas para atendimento personalizado, que, os estudantes sinalizaram que gostariam de contar com um profissional para orientá-los e para diminuir a pressão das atividades diárias”, enfatizou Fernando.

Segundo o parlamentar, a pressão escolar ‘acarreta vários problemas psicológicos para os estudantes, sendo importante a presença destes profissionais na rede pública de ensino’.

Parlamentares elogiaram 

Com um aparte, a deputada Augusta Brito (PCdoB) externou sua avaliação que o projeto é de grande necessidade e fundamental a presença de um psicólogo na escola pública, para minimizar os vários problemas que são gerados entre alunos por diversos motivos.

Silva Neto