Apesar da maior inserção de mulheres no cenário político cearense e nacional durante os últimos anos, aproximadamente 80% dos prefeitos eleitos no pleito do último domingo (7) nos municípios do interior do Ceará são homens. A porcentagem não leva em conta a cidade de Cedro, pois os dois candidatos tiveram registros indeferidos.
Dos 182 municípios cearenses com prefeitos eleitos, apenas 36 cidades elegeram mulheres para cumprir um mandato válido durante os próximos quatro anos. Alem de ser um número pequeno, algumas das candidatas eleitas fizeram referência a figuras masculinas nas campanhas eleitorais.
Nomes de homens
A prefeita eleita de Beberibe, Michele de Sá (PP), é mais conhecida como “Michele do Daniel”. O mesmo caso aconteceu com as cidades de Ibiapina e Trairi, onde “Marta do Orismar” (PMDB) e “Nara do Mauro” (PSDB) utilizaram referências masculinas em seus nomes para conseguir mais votos.
Candidaturas indeferidas
Exatamente 62 cidades ainda aguardam uma definição, devido ao indeferimento de algumas candidaturas nesses municípios, segundo o Tribunal Regional Eleitoral.
Comentários