PSD se transforma em quarta maior força partidária
Sigla criada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassak, garantiu legenda a aliados de governadores e cresceu no País
Por: Mário Silva
O PSD nasceu no ano passado, cresceu em 2012 e sai das eleições municipais como quarta maior força partidária do País em termos de número de prefeitos eleitos. O Ceará deu uma contribuição ao fortalecimento do PSD com a eleição de prefeitos e dezenas de vereadores. Em todo o Brasil, o PSD elegeu 491 prefeitos. A sigla cresceu e o DEM definhou ainda mais.
O PSD não contabiliza ainda os dados do TSE como resultados finais porque muitos candidatos da sigla a prefeito ainda dependem de julgamento de recursos. O número pode aumentar não apenas com a liberação dessas candidaturas, mas, também, com o segundo turno das eleições e a realização de novas eleições onde a maioria dos votos se tornou nula.
Cesar Souza Junior, candidato do PSD à Prefeitura de Florianópolis, comemora sua passagem para o segundo turno das eleições municipais da capital catarinense. Com 31,68% dos votos, ele conquistou o primeiro lugar nestaetapa da disputa eleitoral.
Com isso, o PSD inicia sua trajetória eleitoral apenas atrás do PMDB (1017 vitórias), do PSDB (688) e do PT, que levou 624 prefeituras.A força ascendente do PSD também pode ser verificada na quantidade de vereadores que o partido conquistou em sua primeira eleição: são 4.595 representantes no legislativo municipal, o que torna a sigla a 5ª do pais entre as que mais elegeram vereadores, atrás apenas dos líderes PMDB, PSDB, PT e PP.
HISTÓRICO
Criado em 2011, o partido nasceu com representação em nove Estados e surgiu de uma debandada de políticos insatisfeitos com o DEM (Democratas). O grupo é liderado por Gilberto Kassab, atual prefeito de São Paulo, que preside a sigla.
DEM
O partido que mais teve perdas políticas com a criação do PSD foi o DEM. Além de ver quadros importantes deixarem o partido, o que alimentou inclusive rumores de fusão com o PMDB, os democratas também levaram menos prefeituras neste ano.
Nas eleições passadas, o partido havia conquistado o comando de 495 cidades ainda no primeiro turno, o que fez dele a quinta força política do país em 2008.
Já neste ano, o DEM ganhou em apenas 271 cidades, o que o fez despencar para o nono lugar na lista de partidos mais vencedores.
Os dados mostram uma desidratação na força eleitoral do DEM. Em 2004, ainda sob a alcunha PFL, o partido ficou em terceiro lugar nas eleições, com 789 prefeituras conquistadas em primeiro turno.
Em 2000 o resultado foi ainda mais expressivo: os 1025 pleitos ganhos pelo PFL fizeram dos liberais o segundo partido que mais ganhou no país.
Comentários