Zezinho Albuquerque é reeleito presidente da Assembleia para um mandato de 2 anos
Zezinho chega ao terceiro mandato
[caption id="attachment_132505" align="alignleft" width="300"]
Deputado Zezinho Albuquerque é eleito para o terceiro mandato consecutivo.[/caption]
É a primeira vez na história que um deputado permanece no comando da Casa por três mandatos seguidos.
por Edison Silva
Terminou a votação para presidente da Assembleia na tarde desta quinta-feira (1º). O deputado Zezinho Albuquerque foi eleito com 27 votos contra 18 dados ao deputado Sérgio Aguiar, ambos filiados ao PDT. Teve um voto nulo.
É o terceiro mandato consecutivo do deputado à frente da Casa e a primeira vez na história na Assembleia que um deputado permanece por três mandatos seguidos como presidente.
A votação começou por volta das 14h na Assembleia e terminou com o anúncio do vencedor às 15h8, com a apuração dos votos para a Mesa Diretora no biênio 2017/2018. Em seu pronunciamento antes do início da votação, Zezinho Albuquerque prometeu mais abertura ao Parlamento, além de fazer um relato de sua gestão.
ENTENDA
Zezinho Albuquerque x Sérgio Aguiar
Foi uma das disputas mais tensas dos últimos 30 anos. A base do Governo Camilo Santana rachou depois que ele fechou questão no voto em favor de José Albuquerque, o atual presidente da Casa.
Votaram todos os 46 deputados, apesar da expectativa de que alguém poderia deixar de comparecer.
A candidatura de Sérgio Aguiar era considerada dissidente dentro da base governista. O Governo, por considerar que ela era estruturada no PMB e PSD, dois partidos liderados por Domingos Filho, através da sua mulher Patrícia e do filho Domingos Neto (ela prefeita de Tauá e ele deputado federal), decretou o rompimento com Domingos, por sinal nesta manhã eleito presidente do Tribunal de Contas dos Municípios.
O novo presidente só assume em fevereiro do próximo ano quando do início das atividades legislativa de 2017, e terá um mandato de dois anos, até o encerramento da presente Legislatura.







Comentários