O Centro de Fortaleza ficou movimentado, na manhã de ontem, com a passagem da III Marcha Estadual do Trabalho Decente. Com o tema "De Olho Neles - Contra os Desmandos dos Municípios", o grupo, formado por trabalhadores do serviço público municipal do Ceará, percorreu as principais ruas do bairro com o objetivo de combater o desmonte dos municípios após o período eleitoral. A caminhada tem realização da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce).
São parceiros do ato o Ministério Público do Estado (MPE), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e a Procuradoria de Combate aos Crimes contra a Administração Pública (Procap), que, juntamente com 139 sindicatos de servidores municipais, e abrangendo os 144 municípios do Estado, formam a base da Fetamce para o combate ao desmonte nas prefeituras.
A entidade visa realizar medidas preventivas assegurando a defesa do patrimônio público, como exemplo disso, a criação do Comitê Estadual "Campanha Anti-Desmonte", que contará com a participação de entidades de defesa e fiscalização e organizações como a Assembleia Legislativa do Ceará, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), e a Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece).
Conforme esclarece a presidente da Federação, Enedina Soares, é comum que prefeitos que não conseguem eleger os seus sucessores acabem praticando desmontes nos cofres municipais, e por isso, a Fetamce está mobilizando a sociedade.
Comentários