Assembleia aprova reestruturação da Polícia Militar do Ceará

Votação ocorreu nesta quarta-feira (22).

A mensagem do governador chegou à Assembleia nesta semana e tramitou em regime de urgência

A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou no fim da manhã desta quarta-feira (22) a reestruturação da Polícia Militar do estado. A mensagem do governador do estado, Cid Gomes, chegou à Assembleia nesta semana e tramitou em regime de urgência. Os deputados aprovaram por unanimidade a Lei de Organização Básica (LOB).

O projeto foi aprovado por unanimidade, com uma ressalva da deputada Eliane Novais. Segundo a parlamentar, o projeto não vai aumentar o número de policiais nas ruas das cidades do Ceará, mas apenas cumprir o preenchimento de 17.551 cargos previstos para 2007, entre os órgãos da Polícia Militar no estado.

Segundo a lei, o número de órgãos de combate à violência aumenta na Região Metropolitana de Fortaleza e interior do estado. Na Grande Fortaleza, o número de batalhões da Polícia Militar aumenta de dois para cinco; e o número de companhias, de 11 para 20.

No interior do estado, serão criadas 18 novas companhias da Polícia Militar, e o Comando de Policiamento do Interior (CPI) deve ser dividido em Comando de Policiamento do Norte e Comando de Policiamento do Sul.

Segundo o projeto do governo do estado, oito cidades do Sul do estado ganhariam uma nova companhia: Aracati, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Icó, Várzea Alegre, Mombaça, Senador Pompeu e Parambu. Entre as cidade do Norte do estado, ganharia as instalações as cidades Redenção, Guaramiranga, Pentecoste, Boa Viagem, Santa Quitéria, Nova Russas, Massapê, Paracuru e Acaraú.