Prefeitura de Fortaleza suspende contrato com empresa de empréstimo

Prefeitura diz que investiga as denúncias durante suspensão do contrato.

A prefeitura de Fortaleza suspendeu o contrato com uma empresa de empréstimo consignados  após denúncia de suposta cobrança ilegal de taxas e juros. A prestadora do serviço atendia a servidores do município. Segundo a Secretaria de Administração de Fortaleza, os servidores da cidade têm à disposição outras seis empresas para fazer empréstimos consignados.

A Prefeitura de Fortaleza diz que a suspensão ocorre por tempo indeterminado e que apura as denúncias de irregularidade. A BMG, empresa que teve o contrato suspenso, nega as irregularidades e diz que não foi formalmente denunciada a respeito da cobrança.

A suposta irregularidade foi apresentada pelo Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindfort) ao Ministério Público, que apura a denúncia. Segundo o sindicato, o valor dos empréstimos reduzido do salário dos servidores é acima do valor combinado. Ainda segundo o sindicato, a empresa justifica o "valor extra" com taxas legais.

As apurações do Ministério Público e Prefeitura de Fortaleza referem-se a suposta irregularidade. A prefeitura afirma ainda que a cobrança é de responsabilidade das empresas credenciadas e que não tem conhecimento das operações financeiras realizadas com os servidores.

Neste ano, uma empresa com direito de fazer empréstimos consignados aos servidores do governo do estado também havia sido denunciada por supostas cobranças abusivas, com base no registro das movimentações financeiras e contrato com os funcionários do município.