Catarina-CE: Rompimento causa reviravolta política
O município de Catarina está passando pela maior reviravolta política de sua história depois que o prefeito Jefferson Paes de Andrade anunciou seu rompimento com o ex-prefeito Lamartine Rodrigues, que o colocou na vida pública. A decisão foi confirmada pelo prefeito, durante uma entrevista concedida na solenidade de concessão de título de Cidadania na Câmara Municipal de Catarina.
Sem dar muitos detalhes sobre as razões que o levaram a encerrar a parceria política com o grupo político liderado pelo ex-prefeito Frutuoso Rodrigues, atual vice-prefeito de Catarina, Jefferson não perdeu tempo e tratou logo de anunciar o nome do candidato que pretende apoiar. Trata-se de seu primo, o enfermeiro Rafael Paes de Andrade, filho do ex-candidato a prefeito de Catarina, Iran Paes de Andrade.
SURPRESA
A decisão do prefeito foi recebida com surpresa pela população, principalmente porque, no último dia 4 de abril, quando esteve em Tauá, prestigiando uma homenagem da Câmara Municipal ao advogado Aroldo Mota, Jefferson foi entrevistado pelo repórter Radir Rocha e afirmou que o quadro político do município de Catarina estava definido. “Nós vamos apoiar o ex-prefeito Lamartine, eles me apoiaram e eu tenho um acordo de voltar a apoiá-lo. Ele foi prefeito por oito anos, me apoiou e estou terminando meus oito anos. Tenho um compromisso de apoiá-lo e honrarei o meu compromisso”, declarou. O ex-prefeito Lamartine Rodrigues ainda não manifestou-se, oficialmente, sobre o rompimento político. A reportagem tentou contato com o ex-prefeito, mas os celulares dele encontravam-se desligados. Como está filiado ao PMDB de Catarina e não é majoritário no Diretório, Lamartine não poderá concorrer nas eleições municipais deste ano. A grande expectativa no município é quanto ao posicionamento do grupo político que governou o município ao longo de várias décadas e detém um capital eleitoral considerável.
NOVO MAPA POLÍTICO
Segundo levantamento feito pela reportagem, o novo mapa político, na Câmara Municipal de Catarina, após o rompimento, ficou da seguinte forma: Lamartine comanda um grupo de cinco vereadores, a partir do presidente da Casa, Valmir do Monte Alegre e vereadores, Deval, Flúvio, Catoinho e Tatá, além do vice-prefeito, Frutuoso Rodrigues, que é seu pai. O prefeito Jefferson recebeu o apoio dos vereadores Evandro, Tiê e Reginaldo. A oposição, comandada pelo coronel Gomes Filho, tem o apoio do vereador Lourival Chaves.
CONFUSÃO
A ruptura política provocou enorme confusão na cabeça do eleitorado de Catarina e até mesmo das lideranças. “Ninguém sabe o que vai acontecer”, declarou um vereador que pediu para não se identificar.
Várias especulações começaram a circular pela cidade, no último final de semana. A primeira é de que o grupo de Lamartine estuda a possibilidade de lançar um candidato à Prefeitura, que pode ser o de seu irmão, Fernando
Rodrigues. Também não está descartada a possibilidade de um diálogo entre o ex-prefeito e o grupo de oposição, que já definiu a candidatura do coronel Gomes Filho, pelo PSB. No entanto, ninguém quis confirmar ou negar o que está sendo comentado, mas diante desta reviravolta que aconteceu, as lideranças não duvidam de mais nada.
Durante os festejos comemorativos aos 55 anos de emancipação política de Catarina, o empresário Nenem do Boza, até então considerado adversário do prefeito, esteve no camarote instalado no centro da cidade para assistir aos festejos e conversou, demoradamente, com o prefeito Jefferson. No dia seguinte, surgiu uma especulação na cidade, que o empresário poderia ser o companheiro de chapa do médico Rafael. A reportagem ligou para o celular de Nenem do Boza, mas ninguém atendeu.
Como essa ruptura ainda está sendo digerida pelos grupos políticos e pela população de Catarina, é difícil arriscar qualquer prognóstico sobre as coligações para o pleito municipal deste ano, porque o cenário mudou completamente.
Comentários