Marconi Perillo empossa os novos secretários de governo de Goiás

Houve uma reestruturação nas pastas, que foram reduzidas de 16 para 10.

Os novos secretários de governo nomeados por Marconi Perillo (PSDB) foram empossados na manhã desta sexta-feira (2), no Centro Cultura Oscar Niemeyer, em Goiânia. Além do primeiro escalão, os presidentes de autarquias, estatais e fundações ligadas ao governo também estiveram presentes na cerimônia. Para o quarto mandato, houve uma reestruturação nas pastas, que foram reduzidas de 16 para 10.

Durante a cerimônia, o governador reeleito reforçou o pedido de empenho dos novos secretários, mas com a ressalva de que eles economizem e mantenham as contas de suas pastas em dia. A mensagem reforça a meta de corte de gastos do governo, que começou com a reforma administrativa que também cortou servidores temporários e comissionados. A expectativa é que haja uma redução de R$ 300 milhões aos cofres públicos.

Das secretarias já existentes, apenas cinco seguirão inalteradas. Na pasta de Gestão e Planejamento (Segplan), Thiago Peixoto assume o cargo no lugar de Leonardo Vilela, que passará a comandar a Saúde (SES). Na pasta de Governo, Henrique Tibúrcio entra no lugar de Joaquim Alves de Castro Neto. Já na Fazenda (Sefaz), José Taveira dá lugar a Ana Carla Abrão Costa. Por fim, na Casa Civil, José Carlos Siqueira permanece no cargo.

As outra pastas serão condensadas nas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação, chefiada pelo vice-governador José Eliton; Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infra-Estrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos, administrada por Vilmar Rocha; Raquel Teixeira assume a Educação, Cultura e Esporte; na área de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Joaquim Mesquita mantêm o cargo; e Lêda Borges de Moura assume a pasta da Mulher, Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Trabalho.

Veja abaixo a lista completa dos novos secretários:
- José Eliton de Figuêredo Júnior para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação;

- José Carlos Siqueira para a Secretaria de Estado da Casa Civil;

- Vilmar da Silva Rocha para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos;

- Ana Carla Abrão Costa para a Secretaria de Estado da Fazenda;

- Thiago Mello Peixoto da Silveira para a Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento;

- Henrique Tibúrcio Peña para a Secretaria de Estado de Governo;

- Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira para a Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte;

- Joaquim Cláudio Figueiredo Mesquita para a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária;

- Leonardo Moura Vilela para a Secretaria de Estado da Saúde;

- Lêda Borges de Moura para a Secretaria de Estado da Mulher, do Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e do Trabalho. 

Do G1 GO, com informação da TV Anhanguera