Eleições 2014: Tropas federais e estaduais já estão nas ruas para evitar crime eleitoral

VOTAÇÃO E APURAÇÃO

Na manhã de ontem, os militares foram apresentados ao general que comanda a 10ª Região Militar, Freire Gomes, no 23º BC. Depois, seguiram para o reconhecimento dos pontos onde irão trabalhar na Capital e Região Metropolitana. Os flagrantes de crimes eleitorais serão feitos na PF. A Polícia Civil fará estes procedimentos nas cidades em que a PF não estiver presente.

Os militares do exército brasileiro (eb), oriundos daqui e do estado de pernambuco, que irão atuar como força complementar de segurança durante o pleito de hoje, estão posicionados nos pontos onde foram requisitados, desde à 0h de hoje. Eles foram apresentados no 23º batalhão de caçadores (bc) e distribuídos, na manhã de ontem, pelo general marcos antônio freire gomes, que comanda a 10ª região militar - martim soares moreno. Cerca de 3,5 mil homens atuarão na operação que acontece em 11 municípios do ceará e em 38 do piauí.

De acordo com informações da 10ª região militar, destes militares cerca de 2,5 mil trabalharão no ceará. Um reforço de mais de 800 homens chegou ao estado, entre a manhã de quinta-feira e a tarde de ontem, vindos dos batalhões de infantaria motorizados de petrolina, garanhuns e guararapes, no pernambuco. Os agentes atuarão em 27 zonas eleitorais, nos municípios de fortaleza, caucaia, maranguape, pacatuba, maracanaú, juazeiro do norte, crato, barbalha, sobral, crateús e aracati.

O general freire gomes disse que uma tropa composta por um comandante e aproximadamente 300 homens subordinados a ele estará em cada uma destas 27 zonas eleitorais à disposição da justiça eleitoral. A atuação é focada nos locais de votação e no apoio logístico. "nós iremos cumprir as determinações do juiz eleitoral. Qualquer acontecimento ligado a votação, em que ele entenda que precisamos intervir, iremos executar a determinação. Pode ser nas seções eleitorais, que só em fortaleza serão 900 com a nossa presença, ou no acompanhamento do deslocamento de uma urna eletrônica, por exemplo. O exército brasileiro está preparado para cumprir sua missão. Estes homens que estão aqui já trabalharam no 1º turno e estão totalmente qualificados para desempenhar suas funções", afirmou.

As tropas também estarão circulando na cidade de fortaleza, mas o foco principal são os locais do votação, segundo o general. "vamos também nos deslocar acompanhando a movimentação na cidade ligada à eleição, mas temos como prioridade os locais onde estão as urnas. Nossas tropas só terminarão seus trabalhos e se retirarão das ruas, quando o juiz eleitoral der uma declaração por escrito, que estamos dispensados", afirmou.

Conforme informações de um oficial destacado na 10ª região, que conversou com a reportagem, na manhã de quinta-feira, a legislação eleitoral prevê que os agentes de segurança fiquem, no mínimo, a 100 metros das seções de votação. Somente com ordem judicial, ou se o presidente da seção solicitar, é que eles podem se aproximar mais do que o estipulado.

Parte dos militares estão alojados na 10ºregião militar desde quinta-feira, após autorização do ministério da defesa, mediante uma determinação do tribunal superior eleitoral (tse). A outra chegou somente, na tarde de ontem. Além da ajuda com pessoal, o exército brasileiro também deslocou equipamentos como viaturas, viaturas-ambulância e armas. "cada quartel que mandou seus homens, também mandou suporte de material. Cada uma das tropas receberá uma viatura-ambulância, que conta com um médico e um enfermeiro, para atendimento de militares, caso seja necessário", revelou o oficial.

Ele disse ainda que armamentos não-letais foram disponibilizados para a tropa, para serem usados na contenção de possíveis distúrbios, próximos às zonas eleitorais.

Pm

O comandante da polícia militar do ceará (pm-ce), coronel lauro carlos de araújo prado, disse que o planejamento do 2º turno, é semelhante ao do 1º. Os pms foram enviados para as cidades em que trabalharão desde a última quarta-feira, dia 22, e devem permanecer lá até a próxima terça-feira, dia 28. Segundo prado, 2.726 homens foram enviados para o interior, de acordo com orientações do tribunal regional eleitoral (tre); e 1.500 policiais trabalharão na capital e região metropolitana, em decorrência das eleições.

"esses 1.500 homens são extra. Os policiais que estavam na escala, continuam com suas funções ostensivas normais. A cidade continua com sua rotina e precisamos garantir que seja tranquila. O policiamento ordinário é totalmente mantido", afirmou lauro prado.

O comandante da pm lembra que as atribuições da corporação não serão modificadas com a chegada do exército. "nós fazemos a segurança pública e isto não será alterado. É nossa função, ainda, dar apoio à procuradoria regional eleitoral (pre), na fiscalização dos crimes eleitorais. O exército irá ajudar na garantia do pleito, para que as pessoas votem sem serem incomodadas", disse prado.

O plano operacional de segurança pública, que está sendo posto em prática hoje conta com mais de 12 mil homens. A operação é integrada entre as instituições que compõem as forças de segurança estadual e federal. Os comandantes destas instituições estarão reunidos no centro integrado de comando e controle regional (ciccr), durante todo o dia de hoje.

A operação conta com integrantes da polícia militar (pm); polícia civil; perícia forense do ceará (pefoce); corpo de bombeiros; exército brasileiro (eb); polícia federal (pf); polícia rodoviária federal (prf); agência brasileira de inteligência (abin); autarquia municipal de trânsito, serviços públicos e cidadania (amc); tribunal regional eleitoral (tre); e do ministério público eleitoral (mpe).

Viaturas

A procuradoria regional eleitoral (pre) ajuizou, na última sexta-feira uma ação cautelar, contra o governo do estado, por abuso de poder político. Na ação, o procurador rômulo conrado pede à justiça eleitoral que as viaturas que estarão nas ruas hoje, não fiquem estacionadas em seus pontos-base por períodos superiores a 15 minutos, como ele teria constatado que aconteceu no 1º turno. A circulação dos pms deve ser feita na área designada pelo comando.

Polícias Federal e Civil atuam em regime de plantão

O plano operacional da Polícia Federal no Ceará (PF/CE) foi iniciado desde a última sexta-feira, conforme informações da Superintendência Regional. A instituição, responsável por investigar crimes eleitorais e lavrar os flagrantes referentes a estes delitos, é a principal instituição que tem função de Polícia Judiciária, durante o pleito.

A PF informou que sua maior atribuição é garantir a normalidade do processo eleitoral no Estado. Cerca de 400 policiais estão envolvidos na 'Operação Eleições 2014'. De acordo com informações da assessoria de comunicação do órgão, os agentes estarão distribuídos em pontos preestabelecidos em reuniões, diante das necessidades de cada Região. "Os policiais foram designados para 22 polos, nas Zonas Eleitorais da Capital e Interior do Ceará, com ênfase nos locais que apresentaram maior número de ocorrências, no primeiro turno", informou a assessoria.

O principal foco de atuação será a prevenção e repressão aos crimes eleitorais, bem como garantir a tranquilidade dos eleitores e servidores da Justiça Eleitoral, segundo a PF. O regime de plantão permanente acontecerá na sede de Fortaleza e na Delegacia de Polícia Federal, em Juazeiro do Norte. Além disto, haverá policiamento ostensivo e descaracterizado em algumas ações que serão executadas.

Já a Polícia Civil do Ceará conta com 975 homens trabalhando, em função do 2º turno das eleições. São 24 delegados, 36 escrivães e 102 inspetores de plantão na Capital e Região Metropolitana; e 93 delegados, 225 escrivães e 657 inspetores no Interior do Estado. Ao todo, 29 agentes serão deslocados para outras Cidades.

Os Municípios que receberão reforços de policiais civis são da Região da Ibiapaba, Maciço de Baturité, Litoral Leste, Litoral Oeste e Região Jaguaribana.

Além das delegacias que funcionam normalmente em regime de plantão, as delegacias Metropolitanas de Eusébio, Aquiraz, Pacatuba, Guaiuba, Itaitinga, Maranguape, Pindoretama, Cascavel, São Gonçalo do Amarante, Horizonte, Pacajus e Chorozinho funcionarão, em caráter extraordinário, no dia de hoje.

Márcia Feitosa
Repórter