Governo cria a Etav, empresa que vai administrar o trem-bala

Bernardo Figueiredo foi empossado como presidente da estatal.

Fábio AmatoDo G1, em Brasília

A Etav, estatal que vai administrar o fututro trem-bala, foi criada oficialmente nesta quarta-feira (8), durante assembleia de constituição realizada em Brasília e que contou com a presença do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos.

Durante a assembleia, também foram empossados os conselheiros dos conselhos Administrativo e Fiscal da Etav. Passos também empossou durante a reunião o presidente da estatal, Bernardo Figueiredo, ex-diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Os conselheiros ainda fizeram a primeira reunião para aprovar o estatuto da Etav e também o seu regimento interno. A criação da estatal havia sido aprovada pelo Senado no final de 2011.

Com a constituição da Etav, o governo retoma o projeto do trem-bala, que pretende ligar as cidades de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. A obra é orçada em R$ 33,2 bilhões.

O projeto prevê a realização de dois leilões, um para contratar a tecnologia que será empregada no trem e o seu operador, e outro, posterior, para a obra (construção de trilhos, estações, etc). O leilão vem sendo adiado desde o ano passado. A estimativa agora é que o primeiro deles aconteça no primeiro semestre de 2013.