Procuradoria pede envio de forças federais para eleições em Manaus
Requerimento foi encaminhado ao Tribunal Regional Eleitoral do AM.
A Procuradoria Regional Eleitoral no Amazonas (PRE/AM) informou que encaminhou, no dia 4 deste mês, requerimento ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) solicitando envio de forças federais para atuação em todas as zonas eleitorais de Manaus nas eleições deste ano. O órgão argumenta que recentes casos de violência e mudanças na gestão do Comando da Polícia Militar do Amazonas justificam a presença das tropas na capital. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirmou que ainda não recebeu o pedido.
Segundo a Procuradoria, o reforço deve "reprimir ilícitos e crimes eleitorais e guarnecer" as 3.451 seções eleitorais existentes em Manaus, que é a cidade com o maior eleitorado do Amazonas, totalizando 1.243.844 eleitores.
No documento, a Procuradoria relata denúncias de infrações eleitorais envolvendo ameaças armadas e no trânsito, além de perseguições, que podem gerar conflitos. O requerimento cita ainda a morte do segurança de Chico Preto (PMN), candidato ao governo do Amazonas, morto ao ser atingido com três tiros no dia 2 de setembro, no Conjunto Eldorado, na Zona Centro-Sul de Manaus. O crime ocorreu em frente à sede do partido, localizada na Rua Colômbia.
Procuradores regionais eleitorais também destacaram o período de transição na cúpula do Polícia Militar do Estado do Amazonas (PM/AM), que passou por mudança recentemente.
"Com efeito, a acirrada disputa política local e o histórico de problemas já ocorridos em pleitos anteriores, notadamente ameaças entre cabos eleitorais, destruição de propaganda de dversários e crime de boca de urna, recomendam ser necessário o envio de tropas federais para a manutenção da ordem no local", diz um trecho do documento.
A resolução do TSE sobre o tema prevê que os Tribunais Regionais Eleitorais deverão encaminhar ao Tribunal a relação das localidades onde se faz necessária a presença de força federal, devendo o pedido ser acompanhado de justificativa, contendo os fatos e circunstâncias de que decorra o receio de perturbação dos trabalhos eleitorais.
Até o momento, três municípios do Amazonas poderão receber reforço de forças federais durante as eleições deste ano. Segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), Itacoatiara, São Gabriel da Cachoeira e Canutama tiveram os pedidos de reforço realizados no dia 25 de agosto. A cidade de Iranduba teve o pedido negado.
A assessoria de comunicação do TSE informou, nesta terça-feira (9), que os pedidos de reforço às cidades do interior do Amazonas chegaram ao órgão no 6 deste mês e passam por análise. A assessoria informou ainda que, no momento, não há pedido de forças federais solicitadas para a cidade de Manaus. O G1 tentou contato com o departamento de comunicação do TRE-AM para obter informações sobre o andamento do requerimento enviado pela Procuradoria, mas as ligações não foram atendidas.
Do G1 AM




Comentários