Ferraro fica por mais 60 dias à frente do Banco do Nordeste
Passada a fase de denúncias envolvendo o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), novo embate se anuncia para o presidente interino da instituição, Paulo Sérgio Ferraro. Na próxima sexta-feira, dia 10, a Associação dos Funcionários do banco (AFBNB) lança a campanha salarial de 2012. A campanha começa em momento de disputa política pela presidência do BNB, ocupada há 45 dias, por Ferraro, indicado pelo governador da Bahia, Jacques Wagner.
Apontado pelo Conselho Administrativo do BNB, com aval do Ministério da Fazenda, para gerir a instituição por 30 dias, Ferraro será mantido no cargo até outubro próximo. A direção do banco confirmou na última sexta-feira, que ele se manterá à frente do BNB, por mais 60 dias, pelo menos. Fontes ligadas ao banco revelam que a presidente Dilma Rousseff aguardará o desfecho das eleições municipais para avaliara a correlação de "forças" políticas na região e decidir se mantém Ferraro ou se indica outro nome à presidência.
Indicações
Outros nomes, porém, ainda se mantém no jogo, apesar do "esfriamento" das negociações, em decorrência das campanhas eleitorais nas capitais.
Como candidatos para o cargo já foram citados o atual secretário Estadual da Fazenda, Mauro Benevides Filho; o ex-presidente do BNB, João Alves Melo, com o apoio de parte do PMDB e do senador Eunício Oliveira e o ex-ministro dos Portos e ex-presidente do extinto Banco do Estado do Ceará (BEC), o economista Pedro Brito.
Segundo parlamentares cearenses ele "seria um dos nomes preferidos da presidente Dilma Rousseff".
O atual diretor Financeiro e de Mercado de Capitais do BNB, o economista e advogado Fernando Passos, também chegou a ser mencionado para o cargo.
Debate
Na pauta central do evento, que será realizado a partir das 9 horas, no hotel Praia Centro em Fortaleza, o tema é "Por um BNB forte: valores éticos e desenvolvimento regional", bandeira que a entidade vem defendendo no sentido de privar a instituição das negociatas políticas e financeiras que envolveram o banco nos últimos dois anos.
O tema será debatido pelo professor Auto Filho, filósofo docente da Universidade Estadual do Ceará (Uece), e mediado pela presidenta da AFBNB, Rita Josina, psicóloga, assistente social e mestre em Avaliação de Políticas Públicas (UFC). A palestra será seguida de debate. O evento é aberto ao público.
Sobre o evento
A palestra integra a programação da 42ª Reunião do Conselho de Representantes da AFBNB, congresso que reúne semestralmente funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) lotados em toda a sua área de atuação (Nordeste, norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo) e que são escolhidos por seus pares para representar a Associação nas suas respectivas unidades de trabalho.
Comentários