Bahia e Itaparica decretam luto de 3 dias cada por morte de João Ubaldo  

Escritor baiano foi vítima de embolia pulmonar na madrugada desta sexta.

O Governo da Bahia e as prefeituras de Itaparica e Salvador decretaram três dias de luto oficial cada por conta da morte do escritor João Ubaldo Ribeiro. O governador Jaques Wagner e as gestões municipais da capital baiana e da cidade natal do baiano anunciaram a decisão na manhã desta sexta-feira (18).

Morador do município e amigo do escritor, o funcionário público José Nunes, de 56 anos, considerou justa a homenagem. "Apesar de não morar aqui, ele era um filho participativo. Passava todo o mês de janeiro aqui. Politicamente, ele sempre teve o sonho de que Itaparica fosse uma única Ilha, não dividida em dois municípios", relatou.

O escritor João Ubaldo Ribeiro estava com 73 anos quando morreu em casa no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro, vítima de embolia pulmonar. Imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), ele era casado e tinha quatro filhos.

O escritor era o 7º ocupante da cadeira número 34 da Academia Brasileira de Letras. Ele foi eleito em 7 de outubro de 1993, na sucessão de Carlos Castello Branco. O secretário geral da ABL, Domício Proença Filho, disse Ubaldo era um escritor voltado para o povo brasileiro.

João Ubaldo se formou bacharel em Direito, em 1962, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mas nunca chegou a advogar. Entre 1990 e 1991, o escritor morou em Berlim, na Alemanha, a convite do Instituto Alemão de Intercâmbio (DAAD – Deutscher Akademischer Austauschdienst).

Em nota, o governador comentou sobre o legado do baiano. "A obra deixada por João Ubaldo Ribeiro nos auxilia, neste momento, a superar a dor pela sua perda. Imortal das academias de letras do Brasil e da Bahia, irônico e bem-humorado, soube como poucos desvendar as entranhas da epopeia brasileira. Sua crítica social muitas vezes incomodava, porém também apontava caminhos. Ubaldo é leitura essencial para quem quiser contribuir para a construção de uma sociedade melhor. Minhas condolências aos familiares e amigos".

A prefeitura de Itaparica também se manifestou lamentando a morte do seu cidadão mais ilustre."Itaparica amanheceu triste! É com sentimento de profunda consternação que recebemos a notícia da morte do escritor itaparicano João Ubaldo Ribeiro. Além de uma extensa obra, ele também nos deixa um exemplo invejável de comportamento cívico, através do seu senso critico em relação ao nosso país.Com um texto encantador, João Ubaldo conduzia o leitor através de personagens memoráveis em obras como: Viva o Povo Brasileiro e O Sorriso do Lagarto, ambos com referências a nossa querida Itaparica. Neste momento de pesar, solidarizamos com os familiares, amigos e leitores".

Henrique Mendes"Do G1 BA, na Ilha de Itaparica