Mato Grosso tem 433 candidatos na disputa por mandatos nas eleições

Dados foram divulgados pelos sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em Mato Grosso, 433 candidatos disputam mandatos nas eleições deste ano, conforme dados disponibilizados pelo Sistema DivulgaCand2014, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os pedidos de registro de candidatura são analisados pela Justiça Eleitoral, que deverá julgá-los até o dia 21 de agosto, quando os postulantes vão se tornar oficialmente aptos para os cargos eletivos.

Dos candidatos, 320 concorrem ao cargo de deputado estadual, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, que conta com 24 vagas. Já 102 candidatos fizeram o pedido de registro no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) para disputar oito vagas para deputado federal. Para o senado, seis concorrem ao pleito.

Cinco candidatos ao governo do estado disputam o comando do Palácio Paiaguás. O senador Pedro Taques (PDT), o deputado e ex-presidente da Assembleia Legislativa José Riva (PSD), o médico e ex-vereador Lúdio Cabral (PT), o advogado José Roberto Freitas Cavalcante (PSOL) e o jornalista José Marcondes Muvuca (PHS) concorrem à vaga.

O prazo para pedido de impugnação de candidaturas coletivas termina neste sábado (12) e poderá ser feito por partidos, coligações, candidatos, ou pelo Ministério Público Eleitoral. A eleição, que ocorrerá no dia 5 de outubro, elegerá presidente da República, governador, senador, deputados federais e estaduais.

Afastamento
Pelo menos sete policiais militares e quatro investigadores se afastaram das funções em Mato Grosso e concorrem aos cargos de deputado estadual e federal  no pleito deste ano. Três dos candidatos buscam por vagas na Câmara Federal e 8 na Assembleia Legislativa do Estado (ALMT). O número de policiais militares consta da portaria divulgada no Diário Oficial pelo Comando Geral da Polícia Militar. Todos os servidores licenciados temporariamente continuarão a receber salário, mesmo em campanha eleitoral.

Dos postulantes a deputado federal, um é sargento do Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron), outro atua como soldado e também um deles é investigador da Polícia Civil, no interior de Mato Grosso.

Uma tenente-coronel da Polícia Militar, um sargento, um cabo e dois soldados integram a lista dos candidatos que disputam a corrida para deputado estadual. Na lista também estão os três investigadores da capital.

Kelly MartinsDo G1 MT